Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

27-32423665
27-32423665

4 opiniões sobre Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Um parque espetacular do Estado Capixaba

Em minhas viagens, até mesmo as urbanas, sempre procuro um ponto que me reconecte com a natureza. Um daqueles locais que me fazem descansar e pensar como era a região há anos, séculos e milênios. Muitas áreas de preservação conseguem evocar essa sensação, então posso dizer que sou um caçador de parques naturais.

Há muito tempo queria conhecer um parque em especial que fica no Espírito Santo (um estado fenomenal que sempre me atraiu por sua semelhança com o Rio de Janeiro, unindo paisagens de terras altas e litoral, mas com suas sutilezas regionais) e foi em minha visita a Vila Velha que pude conhecer o Parque Estadual Paulo César Vinha. Esta bela unidade de conservação é uma das pequenas notáveis da terra capixaba, reunindo em uma faixa curta uma biodiversidade enorme. Existem vários ambientes no parque, como florestas, campos, alagados e restingas.

Paraíso Escondido: Parque Estadual Paulo C. Vinha

Há uma grande diversidade de ambientes em sua área, como lagoas, dunas e planícies alagadas e inúmeras formações vegetais como a Mata Seca, a Floresta Permanentemente Inundada, Brejo Herbáceo, formações abertas e a vegetação restinga entorno de uma praia deserta.

O Parque abriga espécies da flora e fauna ameaçadas de extinção como a pimenteira rosa e o ouriço preto, além de espécies endêmicas como algumas pererecas e libélulas. A Lagoa de Caraís que possui água escuras como refrigerante cola e o mirante que oferece uma visão magnífica do local, são as principais atrações.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Na Rodovia do Sol, sentido Vila Velha - Guarapari, olhe à esquerda após o pedágio. Você verá uma grande área de proteção ambiental. Mata antes de chegar à praia, ali se encontra o atual Parque Estadual Paulo Cesar Vinha. Aberto todos os dias de 8 as 17 hs. O nome é em homenagem a um biólogo que descobriu a extração ilegal de areia pelas construtoras locais há alguns anos. Foi assassinado onde hoje fica o parque, mas a área de restinga é imensa, cobrindo praias, alagados, dunas, florestas e restinga. Tem umas trilhas para você fazer e instrutores locais. Este parque não é de campismo, mas não achei uma opção melhor para colocar.

Melhor trilha, melhor lugar.

Informação Parque Estadual Paulo Cesar Vinha