Há três pontos turísticos de Viena que são, por excelência, símbolos da cidade para o exterior e de grande valor para os habitantes. O primeiro deles é a Avenida Ringstrasse,uma avenida circular que rodeia o centro de Viena separando os bairros de Hofburd e Atephansdom do resto da cidade. Esta avenida acolhe grande parte das obras arquitetônicas mais significativas da cidade como o Palácio Real Hofburg, a prefeitura, a Bolsa, o Burgtheater, a Igreja Votiva, a Universidade, o Museu de História da Arte de Viena, o Museu de História Natural de Viena, e o Parlamento. Precisamente este último é outra das coisas que ver em Viena mais significativas. É um enorme edifício de estilo neoclássico que conta com duas grandes salas unidas por um grande pórtico central cujas vistas do interior são imponentes.
A Ópera Estatal é também algo o que visitar em Viena de vital importância. É a companhia de ópera mais importante e conhecida a nível mundial. Nela se pode visitar o hall de entrada, o auditório com espaço para 2800 pessoas, o palco, o salão de chá no qual Francisco José descansava durante os entreatos ou a Sala de Mármore, entre outras estâncias.
Com relação ao seu patrimônio arquitetônico, há três palácios muito importantes para visitar em Viena: o Palácio Schönbrunn, o Palácio Hofburg e o Palácio Belvedere. Este último é um conjunto formado por dois palácios, o Alto Belverde e o Baixo Belverde, onde se exibem as obras dos artistas que deram forma à cidade durante a Idade do Ouro de Viena. Algumas das salas mais importantes são a Sala dos Grotescos, a Galeria de Mármore e o Salão dos Espelhos.
Outra das atrações de Viena que você não pode perder é a Torre do Danúbio, uma estrutura de 252 metros de altura desde a qual se pode contemplar grande parte da cidade de Viena, o popular espaço de recreação Prater ou o peculiar bloco residencial Hundertwasserhau, entre outros.