Você curte Okavango Delta?

Okavango Delta

web

15 opiniões sobre Okavango Delta

Ver fotos de Almudena

Durante uma das excursões em mokorro ...

Durante uma das excursões em mokorro (canoa típica área de Delta do Okavango), tivemos a sorte de ver este grande pássaro. Digo grande pássaro porque pode chegar a medir 1,50m e é um tipo de cegonha que vive em África a partir do Sul do deserto do Sahara, normalmente em zonas próximas à água, estuários e outros lugares com água de pouca profundidade. Alimenta-se de peixes e rãs. Chama a atenção porque tem cores muito vivas.
Almudena
Ver fotos de mondmol

Uma verdadeira maravilha da natureza,...

Uma verdadeira maravilha da natureza, mais do que uma viagem, o Delta é uma experiência. Se o paraíso existe, deve ser muito semelhante a isto. De uma beleza incrível e que também permite ter um contacto muito próximo com os animais. Eu fiquei numa tenda de campismo, o que me permitiu um contacto muito mais natural e próximo com o meio.
mondmol

The okavango delta

Na primavera de 2009, tive muita sorte de testemunhar através de um canal inundado do Delta do Okavango, de um leão adulto. Eles são animais incríveis!
Javier Clavijo
Ver fotos de giuseppe civica

O rio okawango nascido em angola, e d...

O rio Okawango nascido em Angola, e depois de mais de 3000 km., Em vez de acabar no mar, no deserto s'insabbia criando um lugar incrível, eu diria único. Na verdade, ele é incrédulo para ver uma área de mais de 15.000 quilômetros quadrados. Luxuriante até a capacidade, rica em vida selvagem (leões, antílopes, elefantes, hipopótamos, crocodilos, etc.) e com uma notável variedade de pássaros. Para chegar lá, deixei Windhoek (Namíbia), com um voo regular da Air Botswana direcionado para Maun. Nesta pequena cidade perdida e empoeirado são embarcou em um avião de pequeno porte (5 pessoas), o que me levou a Shakawe, a partir daí eu fui de carro e de barco para chegar ao lugar para fazer "básico" no delta. Eu fiquei em um pequeno, mas muito agradável, acampamento de tendas. Overnight perfeitamente normal a presença de alguns animais por meio de acordos, incluindo hipopótamos fora da água e você ouvir uma curta ou melhor, você sente o "baque" da sua marcha lenta, determinado pelo peso considerável do seu corpo, descarregado a partir as pernas ritmicamente quando você está no chão. Então, o que ocorreu na noite, bem ficar em uma barraca (e aqui é por isso que estão instalados em uma base de concreto quase um metro de altura, inacessível aos hipopótamos) !!! Por dia, com pequenas embarcações, navegação e analisa a vegetação espessa e a multidão de animais que, gradualmente, se encontram. E uma maravilha continua, misturado com uma apreensão p masquerade ...

Il fiume Okawango nasce in Angola e dopo oltre 3.000 km., anzichè finire in mare, s'insabbia nel deserto creando un posto incredibile, direi unico. Infatti, si resta increduli nel vedere una zona di oltre 15.000 kmq. Rigogliosa fino all'inverosimile, ricchissima di fauna (leoni, antilopi, elefanti, ippopotami, coccodrilli, etc.) e con una notevole varietà di uccelli.
Per arrivarci, sono partito da Windhoek (Namibia) con un volo di linea della Air Botswana diretto a Maun. In questa piccola cittadina sperduta e polverosa sono salito su un piccolo aereo (5 posti), che mi ha portato a Shakawe, da qui ho proseguito in auto ed in barca per raggiungere il luogo dove fare "base" all'interno del delta.
Ho soggiornato in un piccolo, ma molto curato, campo tendato. Durante la notte è abbastanza normale la presenza di alcuni animali tra i vari insediamenti, compresi gli ippopotami che escono dall'acqua e li senti camminare o, meglio, avverti il "sordo rumore" del loro lento incedere, determinato dal notevole peso del loro corpo, scaricato dalle loro zampe quando ritmicamente si poggiano a terra. Quindi, sopraggiunta la notte, è bene restare in tenda (ed ecco il perché sono installate su di un basamento di cemento alto quasi un metro, inaccessibile agli ippopotami)!!!
Di giorno, con delle piccole imbarcazioni, si naviga e si scruta tra la fitta vegetazione e la moltitudine di animali che via via s'incontrano. Ed è una meraviglia continua, mista ad un pò di mascherata apprensione...
giuseppe civica
Ver fotos de Tchap

O rio okavango tem sua fonte em angol...

O rio Okavango tem sua fonte em Angola e desemboca no Delta do Okavango no norte do Botswana, antes de ser absorvido pelo deserto do Kalahari. Esta reserva natural gigantesco é como um paraíso intocado, onde s'panouissent vida selvagem, longe de qualquer atividade humana. Leões, elefantes, hipopótamos, onças e pássaros de todos os tipos, em uma decoração de tirar o fôlego, com belas cores. Durante as cheias do rio, as planícies da grama do único recurso são cobertos com um mar de vidro, conhecida localmente como Okavango 'espelhos', porque é impossível, nas fotos, para conhecer a céu e seu reflexo na água, o que é verdade. Para visitar o Delta do Okavango e da reserva natural, a basear-se na aldeia de Maun é uma boa solução. A melhor opção para descobrir o deserto: um safari 4x4, guiado por um guia local, que Connat de cor os pequenos recantos do parque e levá-lo conhecer os animais vivem lo ... guias muitos indpendants prsents estão na cidade. Também é possível fazer um passeio de avião acima do delta, bem como cruzeiros no delta durante a inundação do Okavango, em torno de Maio / Junho.

Le fleuve de l'Okavango prend sa source en Angola et vient se jeter dans le delta de l'Okavango, au nord du Botswana, avant de se faire absorber par le désert du Kalahari. Cette gigantesque réserve naturelle est comme un paradis intact, où s'épanouissent faune et flore, loin de toute activité humaine. Lions, éléphants, hippopotames, jaguars et oiseaux en tout genre, dans un décor à couper le souffle aux couleurs magnifiques.

Lors des crues du fleuve, les hautes herbes des plaines de la réserve se couvrent d'une mer d'huile, que les locaux appellent 'les miroirs' de l'Okavango, car il est impossible, sur les photos, de savoir, du ciel ou de son reflet dans l'eau, lequel est vrai.

Pour visiter le delta de l'Okavango et la réserve naturelle, se baser au village de Maun est une bonne solution. La meilleure option pour découvrir cette nature sauvage : un safari en 4x4, guidé par un guide local, qui connaît par cœur les petits recoins du parc et sait vous emmener là où les animaux vivent... de nombreux guides indépendants sont présents dans la ville. Il est aussi possible de faire un tour en avion au dessus du delta ainsi que des croisières sur le delta lors des crues de l'Okavango, vers mai/juin.
Tchap
Ver fotos de César B.

A última edn da áfrica

Embora o título soa um pouco pomposo, é certamente um dos lugares menos povoadas da terra e do outro lado com a maior concentração de terras selvagens ms. É o título de um livro magnífico que descreve bem este lugar "Last Eden do Okavango África", de Frans Lanting. É o maior delta interior do mundo. A experiência de estar neste espaço por vários dias oferece uma experiência de vida inesquecível. Sunsets Fantsticas e sol, noites onde manadas de leões podem perturbar seu sono, não seria estranha visita de um elefante ou hipoptamos nas proximidades, um passeio relaxante "mokoro" ... Há agências em Espanha que oferecem sta possibilidade. Não é o meu trabalho para anunciá-los. Na área de Moremi a possibilidade de se aproximar ver gatos grandes é bastante elevada. Sem Pensis que a vida selvagem tem o menor interesse em você. A vida selvagem está se desenvolvendo normalmente, apesar da nossa presença deve sempre ser muito pequeno para a segurança de todos e para a conservação deste património natural frágil ameaçada pela ganância humana. Um monte de gente preocupação poderia ser vítima de sb predador. O mais importante: hipoptamos, crocodilos, leões, hienas, ... Não são mais numerosas vítimas nas nossas estradas que nos levam a cada dia os nossos empregos? Recusando-se, se possível, anlogas experiências de vida pode se tornar verdadeiro morto-vivo. A única segurança depende da proporção entre nós e eles é mantida na expressão mnima. Área Ms mais fotos aqui: ' http://www.flickr.com/photos/floc_cat/sets/72157634759060631/'

El último edén de áfrica

Aunque el título suene algo rimbombante, es sin duda uno de los lugares menos poblados de la tierra y con por otro lado con la concentración de fauna salvaje más grande de la tierra. Es el título de un magnífico libro que describe muy bien este lugar "Okavango Africa's Last Eden" de Frans Lanting. Es el mayor delta interior del mundo. La experiencia de encontrarse dentro de este espacio durante varios días ofrece una experiencia vital inolvidable. Amaneceres y puestas de sol fantásticas, noches en las que manadas de leones pueden interrumpir tu sueño, no seria extraña una visita cercana de elefantes o hipopótamos, un relajante paseo en "mokoro",... Hay agencias en España que ofrecen ésta posibilidad. No es mi trabajo hacerles publicidad. En la zona de Moremi la posibilidad de acercarse a ver grandes felinos es bastante alta. No penséis que la fauna tiene el menor interés en vosotros. La vida salvaje se desarrolla normalmente a pesar de nuestra presencia que debiera ser siempre muy reducida por la seguridad de todos y la conservación de este frágil patrimonio natural amenazado por la codicia humana. A mucha gente lo podría inquietar ser víctima de algún depredador. Los más importantes: hipopótamos, cocodrilos, leones, hienas,... ¿Acaso no son más numerosas las víctimas en nuestras carreteras que nos llevan cada día a nuestros puestos de trabajo? Negarse, si se puede, experiencias vitales análogas puede convertirnos en verdaderos muertos vivientes. La seguridad sólo depende de que la proporción entre nosotros y ellos se mantenga en la mínima expresión. Más fotos mías de la zona aquí: ' http://www.flickr.com/photos/floc_cat/sets/72157634759060631/'
César B.
Ver fotos de E.Sonia Requejo Salces

Uma arca de vida, a mais bela e selvagem oásis!

Este delta interior, é um dos ecossistemas mais fascinantes. O ro "Okavango" é um mistério atinge o deserto "Kalahari" cheio de vigor, duramente pelo tesouro fluxo nos confins de Angola. Entra as areias do deserto como um conquistador real, exibindo sua riqueza, vitorioso disposto a ir para o mar, desperdiçando a vida em seu caminho. Mas será que o próprio mar de areia que vai de acordo abraçando-a passo, é sufocante. Ele quebra em milhares de pedaços, dividir, escapamentos e vai devorando. Ah, esse é o único rio do mundo, sem destino, ou talvez um destino único! A de ser conquistado por outro ecossistema, criando na sua esteira, um imenso oásis de vegetação. Arca de Noé, um habitat de vida selvagem onde a natureza é o grande espetáculo. O delta no noroeste do Botswana, Okavango vertebrado pelo rio cujo nascimento em Angola atravessa a faixa Corredor de Caprivi, na Namíbia, se abre como um fã inundando uma área de 16.000 km. Desaparece! Sem atingir ou de outra ro, nem o mar, seu grande objetivo. Se não vai modo em que está serpenteando uma grande serpente, entre ilhas, pântanos, prados, atingindo o Palm Desert bosques. Então desgasta em lagos múltiplos, canais, os braços cheios de água que salte uma vida autêntica show antes que ele desapareceu, engolido pelas areias do Kalahari! Nascido em Angola como "Cubango" atravessa a Namíbia como "Kavango" para mudar seu nome para "Okavango" quando em Botswana, é quando ele é aberto em múltiplos canais, braços e ilhas onde ele transborda. Um dos diversa, bonito e mgicos ms ecossistema deste planeta com uma generosa flora, abundam caaverales, papiros, os lírios de água e flores de lótus tão delicado. Um delta que, se a partir do mokoro que você deslize, você sente a magia do lugar tão perto, a partir do ar voando sobre você percebe sua imensidão, a sua magnitude sem limites. Com a sua explosão de verdes prados cheios de rebanhos de animais desplazndose, com hipoptamos na água, ela não poderia lidar olhar para ambos os lados do plano. E, ocasionalmente, tenho a certeza que não era um sonho que eu estava vendo Mas se é um sonho autêntica, sem dúvida, "The Okavango Delta" lutando para sobreviver, como os bosquímanos nômades do Kalahari, com arco e setas correr com ele por milhares de anos em busca de frutas e caça. Quando a água é retirada, em tons que são meandros do ar parecem microorganismos fluorescentes que enchem de cor, o deserto dá lugar à água e vida. E quem vai dizer que, graças à mosca tsé-tsé vector da doença do sono, sobrevive deste ecossistema, vista do olho de um delta de pássaro acessível para o interior quase. Outro memórias, imagens indeléveis da África, em estado puro!

Un arca de vida , el oasis más bello y salvaje !

Este delta interior , es uno de los ecosistemas más fascinantes . El río " Okavango " es un misterio llega al desierto del " Kalahari " lleno de vigor , con fuerza por el caudal que atesoro en las selvas de Angola .
Entra en las arenas del desierto como un autentico conquistador , desplegando su caudal , dispuesto a llegar victorioso al mar , derrochando vida a su paso .

Pero sera el propio mar de arena quien según lo va abrazando a su paso , lo va asfixiando . Lo rompe en miles de pedazos , lo divide , lo agota y lo va engullendo .

¡ De ahí , que sea el único río del mundo sin destino o tal vez , con un único destino ! El de ser conquistado por otro ecosistema , creando a su paso , un inmenso oasis de vegetación . Un arca de Noé , hábitat de una fauna donde la naturaleza es el gran espectáculo .

El delta en el noroeste de Botswana , vertebrado por el río Okavango cuyo nacimiento en Angola ¡ Cruza la franja del Corredor de Caprivi en Namibia , se abre como un abanico inundando una zona 16.000 km .
Desaparece ! Sin llegar ni a otro río , ni al mar , su gran meta .

Si no que va serpenteando a modo de una gran serpiente , entre islotes , marismas , praderas , palmerales llegando al desierto . Luego se deshilacha en múltiples lagos , canales , brazos llenos de agua brotando un autentico espectáculo de vida ¡ Antes de desaparecer , engullido por las arenas del Kalahari !

Nace en Angola como " Cubango " cruza Namibia como " Kavango " para cambiar su nombre por el de " Okavango " cuando entra en Botswana , es entonces cuando se abre en múltiples canales , brazos y islas por donde se desborda .

Uno de los ecosistema más diversos , bellos y mágicos de este planeta con una flora generosa , abundan los cañaverales , papiros , sus nenúfares y flores de loto tan delicados .

Un delta que si desde el mokoro mientras te deslizas , sientes la magia del lugar tan cerca , desde el aire sobrevolando te das cuenta de su inmensidad , de su inabarcable magnitud .

Con explosión de verdes en sus praderas llenas de manadas de animales desplazándose , con hipopótamos dentro del agua , no daba abasto a mirar a ambos lados de la avioneta .

Y de vez en cuando me aseguraba de que no era un sueño lo que estaba viendo ¡ Pero si que es un autentico sueño , sin duda " El Delta del Okavango " luchando por sobrevivir , lo mismo que los bosquimanos los nómadas del Kalahari , con arco y flechas lo recorren desde hace miles de años en busca de frutos y caza .

Cuando el agua se va retirando , en los meandros quedan unos tonos que desde el aire parecen microorganismos fluorescentes que te llenan de color , el desierto deja paso al agua y a la vida .
Y quien diría que gracias a la mosca tse-tse portadora de la enfermedad del sueño , pervive este ecosistema , un delta interior accesible casi a vista de pájaro .

¡ Otro de los recuerdos , con imágenes imborrables de África , en estado puro !
E.Sonia Requejo Salces
Ver fotos de Kris OnTheWay

Okavango delta mokoro

O Delta do Okavango é um dos lugares mais bonitos que eu vi durante a minha viagem à África. A água é clara e calma, a melhor experiência é navegar através dos diferentes canais com um mokoro, os pequeas barcos de madeira que usam os locais para contornar o delta. Eu recomendo fazer uma saída incluindo no mínimo acampar uma noite. Depois de navegar por cerca de uma hora apreciando as vistas e sons da sala, acampados em uma das ilhas pequeas. Ambos dá na mesma noite como o seguinte dá ao amanhecer fomos para excursões para as ilhas vizinhas. Embora o delta é muito turística, é tão grande que é fácil de ser completamente sozinho. Nós caminhamos ao redor de todos os tipos de animais selvagens, como elefantes, girafas, zebras ou hipoptamos. Although'd feito vários jeep safaris Quênia e na Tanzânia, a sensação de ver os animais a pé, sem ter absolutamente nada para separá-lo a partir deles era muito mais emocionante. Você pode ler a minha experiência aqui: ' http://krisontheway.com/botswana-okavango-delta-kalahari/'

Delta de okavango en mokoro

El Delta de Okavango es uno de los sitios más bonitos que vi durante mi viaje por África. El agua es cristalina y calmada y la mejor experiencia es navegar por los diferentes canales con un mokoro, las pequeñas embarcaciones de madera que utilizan los lugareños para moverse por el delta.
Recomiendo hacer una salida que incluya como mínimo una noche de acampada. Después de navegar durante una hora aproximadamente disfrutando del paisaje y los sonidos del ambiente, acampamos en una de las pequeñas islas.
Tanto ese mismo día por la noche como el día siguiente por la madrugada fuimos a hacer excursiones por las islas vecinas. Aunque el delta es muy turístico, es tan grande, que es fácil estar completamente solo.
Estuvimos caminando cerca de todo tipo de animales salvajes como elefantes, jirafas, cebras o hipopótamos. Aunque había hecho varios safaris en jeep por Kenia y Tanzania, la sensación de ver los animales a pie, sin tener absolutamente nada que te separe de ellos fue mucho más emocionante.
Puedes leer mi experiencia aquí: ' http://krisontheway.com/botswana-okavango-delta-kalahari/'
Kris OnTheWay
Ver fotos de Manuel Gonzalez

O delta do okavango está em botswana....

O Delta do Okavango está em Botswana. É um delta atpico como não é adjacente ao mar. O rio Okavango desaparece no Botswana após a separação em muitos ramos. Este verão eu poderia passar todos os dias. No modo de transporte tradicional Delta é o mokoro, um barco impulsionado por um, geralmente um poste de madeira. Os mokoreros são os gondoleiros da África. Nós não poderia resistir à tentação de fazer um passeio em que além de visitar o Delta, são podadas ver animais como elefantes e hipoptamos. A cereja no topo do fu passeio de assistir o pôr do sol do fim de uma lagoa. Estendeu-se no barco, ocorreu-me a ver uma luz de fundo com os pés e um raio de sol col entre os dedos.

El Delta del Okawango se encuentra en Bostwana. Es un delta atípico ya que no se encuentra pegado al mar. El río Okawango desaparece en el interior de Bostwana tras separarse en muchas ramificaciones.
Este verano he podido pasar unos días allá. En el Delta el modo de transporte tradicional es el mokoro, una barca impulsada por una pértiga generalmente de madera. Los mokoreros son los gondoleros de Africa. No pudimos resistir la tentación de realizar un paseo en el que aparte de visitar el Delta, se podían ver animales como elefantes e hipopótamos.
La guinda del paseo fué ver el atardecer desde el final de una laguna. Estirado en la barca, se me ocurrió hacer un contraluz con mis pies y un rayito de sol se coló entre los dedos.
Manuel Gonzalez
Ver fotos de alberto d- garcia

Para dizer este lugar paradisaco. voc...

Para dizer este lugar paradisaco. Você se sente como um intruso entre a natureza, o animal é você quem Vern. Os animais surgem a cada esquina, hipopótamos, elefantes, e uma vista espetacular de um mundo que não tinha visto antes congestionamentos. É relajanta, silencioso e fascinante. Basta dizer que, se você tiver a oportunidade de ir para o Delta do Okavango, não o que você Pensis é fascinante, vai fazer você chorar sb ricon, com certeza. Uma saudação

Que contar de este paradisíaco lugar.
Te sientes como un intruso entre la naturaleza, eres tu el animal al que verán. Los animales afloran por todos los rincones, hipopotamos, elefantes, y una espectacular vista a un mundo que antes no habias visto jamás.
Es relajanta,tranquilo, y fascinante. Simplemente decir que si teneis la posibilidad de ir al Delta del Okavango, no os lo penséis es fascinante, te hara llorar algún ricon,seguro.
Un saludo
alberto d- garcia
Ver fotos de EligeNuestraAventura

Passeando pela delta mokoro

Saltar sobre um mokoro ao pôr do sol é uma experiência única. Você se sente impotente navegar nas águas do Okavango vida selvagem povoada em um embarcacin tão frágil e pequeno. Mas enquanto você invade uma sensação de calma ao pôr do sol e não ouvir nada mais do que o som de mokoro abrindose passo para qualquer um dos milhares de canais do delta.

Paseando en mokoro por el delta

Subirte en un mokoro al atardecer es una experiencia única. Te sientes indefenso navegando las aguas del Okavango pobladas de fauna y flora en una embarcación tan frágil y pequeña. Pero a la vez te invade una sensación de calma al caer el sol y no oyes nada más que el sonido del mokoro abriéndose paso por alguno de los miles de canales del delta.
EligeNuestraAventura
Ver fotos de Thomas Perschil

Gem of wilderness

Sempre melhor experiência de safari móvel com Planeta Deserto de Maun!

Gem of wilderness

Ever best experience mobile safari with Planet Wilderness from Maun!
Thomas Perschil

3 dias mokoro no delta

15 horas de parada e de trânsito em, antílope matando sua bengala e uma noite fria Ghanzi acabei acontecendo no meu cobertor e meu saco de dormir debaixo da minha barraca. Aqui vem em uma Matire eu vou lembrar por muito tempo. O próximo meio-dia passa larrire dun picape com dois trabalhadores negros na gelada manhã covil, mamne Maun, porta de entrada para o Delta lOkavango ... Como rsumer o Delta do Okavango que se perde no deserto e ofertas animais selvagens mesmo paraíso quase intocado? Com algumas figuras? 120000 elefante selvagem? 1,8 milhões de pessoas no país? Ou, copiando o que eu Jett em minha estadia, retornando a viagem mokoros de 2 dias, pirrogues ocas tradicionais em troncos de árvores e utilizados pelos habitantes das ilhas do Delta. Como rsumer Delta? Os mokoros deslizando silenciosamente entre os juncos, pássaros ppitent e ranger surdo de elefantes no mato incontável deles. Meu guia viver para nada, com os pés descalços e respeitar os silêncios. Eu faço o mesmo. Eles bebem água da Delta, reconhecer traços de leões, hienas e antas em assches poças e eles estão atentos e curiosos sobre tudo. Nós cresons mesmo o nosso banheiro na areia com uma girrafe óssea e fazer de cada noite um incêndio salutar: as noites e manhãs são geladas. as noites são muito bonito, grilos e ruído desconhecido, crpite fogo e bilhões de teias entre as árvores que nos rodeiam. Não uma luz, nem uma palavra inútil. Natureza Raw, contra a qual uma arma nos faria nenhum recurso. Meus guias de confiar em sua experiência e conhecimentos transmitidos por milênios evitar qualquer encontro fatal. Inavou seu ponto de vista, se o leão ou elefante que vem para você, nada arrtera. Então, eles se misturam na decoração, não há maneira de enfrentá-lo. Alegro-me a seguir os seus passos, ouvir suas histórias cheias de humildade rara e seguir os seus conselhos. Eles ouvem o elefante em primeiro lugar, eu vejo diante deles. Eles apprcient um sorriso sabendo. Este serão os que vão dar uma saída prcipit sinal, tendo perdido de vista o animal e não querendo para surpreendê-lo, deixando apenas a carga para a escolha. A boca seca e coração batendo, voltamos às mokoros e retomar os nossos deslizes entre os juncos. Um pouco fora de tempo, Bruls pelo sol, mas é feliz por fazer parte de uma muito bonita e equilibrada, com o meu desejo de ficar lá um pouco mais, aprender mais, não deixe.

3 jours de mokoro dans le delta

15 heures de stop et de transport en commun de suite, une antilope massacrée à coup de canne et une nuit glaciale à Ghanzi que je passe enroulé dans ma couverture de survie et mon duvet, sous ma tente. Voici une entrée en matière dont je me souviendrai longtemps. La demi-journée suivante, passée à l’arrière d’un pick-up avec deux ouvriers noirs dans l’air glacial du matin, m’amène à Maun, porte du Delta de l’Okavango...

Comment résumer le Delta de l'Okavango qui se perd dans le désert et offre à la faune et la flore un paradis encore presque intact ? Avec quelques chiffres ? 120 000 éléphant sauvages ? 1.8 millions d'habitants dans tout le pays ? Ou alors en recopiant ce que j'ai jetté dans mon carnet de voyage en revenant des 2 jours de voyage en mokoros, les traditionnels pirrogues creusées dans des tronc d'arbres et utilisées par les habitants des iles du Delta.

Comment résumer le Delta ? Les mokoros qui glissent sans bruit entre les roseaux, les oiseaux qui pépitent et les craquements sourds des éléphants dans le bush des innombrables îles. Mes guident vivent de rien, marchent pieds nus et respectent les silences. Je fais de même. Ils boivent l'eau du Delta, reconnaissent les traces de lions, de hyènes et de tapirs dans les flaques asséchées et ils sont attentifs, et curieux de tout. Nous cresons nos toilettes à meme le sable avec un os de girrafe et faisons tous les soirs un feu salutaire : les nuits et les matins sont glaciaux. les nuits sont belles aussi, criquets et bruits inconnus, feu qui crépite et des milliards d'étoiles entre les branches des arbres qui nous entourent.

Pas une lumière, pas une parole inutile. La nature brute, contre laquelle un fusil ne nous serait d'aucun recours. Mes guides comptent sur leur expérience et les savoirs millénaires transmis pour éviter toute rencontre fatale. De leur point de vue inavoué, si le lion ou l'éléphant vient pour toi, rien ne l'arrêtera. Ils se fondent donc dans le décors, hors de question de l'affronter. Je jubile à suivre leurs pas, à écouter leurs rares histoires pleines d'humilité et à suivre leurs conseils. Ils entendent l'éléphant le premier, je le vois avant eux. Ils apprécient d'un sourire complice. Ce seront eux qui donneront le signal d'un départ précipité, ayant perdu l'animal de vue et ne voulant pas le surprendre, ne lui laissant que la charge pour choix.

La bouche sèche et le coeur battant, nous regagnons les mokoros et reprenons notre glisse entre les roseaux. Un peu hors du temps, brulés par le soleil, mais heureux de faire partie s'un tout magnifique et équilibré, avec pour moi l'envie de rester là un peu plus, d'apprendre encore, de ne pas repartir.
Vincent Tiphine
Ver fotos de Pepe Wes

Okavango delta

Um dos poucos paraísos que permanecem neste mundo.

Delta del okawango

Un de los pocos paraísos que nos quedan en este mundo.
Pepe Wes

Relaxante

Passeios de barco no rio é uma experiência que te enche de paz e tranquilidade.

Relajante

Pasear en barca por el río es una experiencia que te llena de paz y calma.
Carmen Crespo

Informação Okavango Delta