Ailigandi, Comarca de Kuna Yala

1 opinião sobre Ailigandi, Comarca de Kuna Yala

Ailigandi, Comarca de Kuna Yala

Comunidade de Ailigandi, situa-se na região de Kuna Yala, famosa Comunidade e organização indígena, localizada na República do Panamá. Fomos levados a essa comunidade para aprender mais sobre a revolução Kuna de 1925 e o famoso lutador e herói Kuna Sinmral Colman. Aí começou nossa jornada, nosso guia, explicou o porquê da Comarca Indígena, tão organizado, com suas próprias leis e tentando cultivar e cuidar de sua bela cultura Kuna, havia nada dramatizada, podia ver belas mulheres Kuna com sua roupa, os famosos Molas e seus grânulos, atravessando a rua da Comunidade, uma estátua comemorativa para Sinmral Colmanum Hospital Regional com médicos estrangeiros e Kuna, lojas de Molas, lojas onde o Kuna são fornecidos alimentos, etc.Não estávamos assistindo de um parque, crianças na escola, meninas usando uniforme de Mola para assistir suas aulas, o mar calmo, podíamos acreditar que em plena globalização ainda existiam povos indígenas com tanta organização, amigável e ansioso para nos ensinar sobre elas.

Informação Ailigandi, Comarca de Kuna Yala

Links úteis Ailigandi, Comarca de Kuna Yala