Esta cidade espanhola é conhecida pela sua natureza incrível, os campos de trigo verdes, as escarpas do Douro ou os enormes azinhais do Campo Charro são exemplos disso. A rotas verdes são hoje um dos principais reclames do turismo em Salamanca.
A cidade também tem um importante património arquitetónico que a levou a ser declarada em 1988 Património da Humanidade pela Unesco. As suas famosas catedrais, a Catedral Antiga e a Nova Catedral, a Casa das Conchas, a Plaza Mayor, o Convento de San Esteban ou as Escolas Maiores são algumas das razões para conhecer Salamanca.
A cidade também é famosa por abrigar a mais antiga universidade de Espanha, a Universidade de Salamanca, fundada em 1218 por Afonso IX de Leão. A sua importante cultura e desenvolvimento fazem com que viajar para Salamanca seja algo enriquecedor também pessoalmente. Tem inúmeros edifícios religiosos, museus, palácios e casas apalaçadas como Casa das Conchas e a Casa do Regidor Ovalle, onde morreu Miguel de Unamuno.
Embora a cidade receba turistas todos os dias, talvez a melhor época para visitar Salamanca seja durante a Semana Santa, porque desde 2003, a sua Semana Santa foi declarada de Interesse Turístico Internacional. Todos os detalhes da celebração e eventos encontram-se nos guias e na informação turística Salamanca.
Um dos pontos fortes que não deve falar em qualquer viagem a Salamanca é apreciar a sua gastronomia. O queijo artesanal Arribes, o presunto ibérico Guijuelo ou ovos fritos com farinato, um enchido da região semelhante à farinheira, são um deleite para os sentidos que você não pode perder.