Paraty Endereço

79 opiniões sobre Paraty

Paraty, município do Rio de Janeiro, Brasil, localizado no litoral sul do estado, 258 km do estado.

Paraty é uma cidade histórica e preservada culturalmente, é charmosa e aconchegante, lugar tranquilo com muitas atividades culturais de nível internacional que acontecem por lá. No momento, inclusive, está iniciando de hoje, 23, até 26 de setembro, o Paraty in Foco, uma festa sensacional, fotógrafos do mundo inteiro estão lá.

As construções, casarões com um estilo e história, nos levam no túnel do tempo de como foi parte da história do Brasil, tudo preservadíssimo. O centro histórico de Paraty é todo de pedra pé de moleque, feita pelas crianças escravas da época. Nesse banho de cultura, arte e beleza, respira Paraty. Pousadas incríveis, restaurantes de comidas internacionais e locais de ótima qualidade.

Livros, cafés e vielas

Charmosas e estratégicas! Com objetivo de dificultar a fuga dos
saqueadores atraídos pela importância de Paraty como porto
na época colonial, as ruas da cidade foram planejadas para
exercer a função de um enorme labirinto a céu aberto.

Aos amantes dos livros, por favor, visitem Paraty na época da Flip — Feira Literária Internacional de Paraty. É incrível!!! A cidade toda se transforma em um gigantesco livro de fantasia.

Para espantar o calor, recomendo os sovertes de Manjericão e de Capim Limão da sorveteria Manga Rosa. Não há nada igual!!!

Acampando em Paraty

Paraty é uma cidade encantadora e é considerada Patrimônio Histórico Nacional. Minha viagem teve características mais econômicas e em contato com a natureza, optei por ficar em um camping no centro da cidade (há outros mais afastados, na praia do Jabaquara, por exemplo).

A experiência no camping foi muito boa, lugar tranquilo e agradável, que lembra uma fazenda e abriga em seu terreno o chamado Portal de Paraty. Há muitos eventos que ocorrem na cidade, como a FLIP, Paraty em Foco, Festival da Cachaça, entre outros, basta escolher o mês que mais te agrada.

Fora os eventos há muito o que fazer em Paraty, como os passeios de escuna (os passeios podem ser mais baratos se negociados diretamente no cais), passeios pelas cachoeiras, visita a museus e centros culturais, entre outros, e passear no centro histórico tanto de dia quanto à noite é bastante agradável.

Vila Lúdica de Paraty

O mais surpreendente em Paraty é a constante sensação de fuga de realidade, como se ao adentrar pelos limites da Vila, ingressamos num ambiente ondo o tempo foi descontinuado e prolongado, e se torna impossível ter pressa. Como num sonho.

Fui para Paraty pela primeira vez em 2012, para visitar a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), e o que seria uma viagem literária se tornou em um marco na história de minha vida.

Nessa Vila Lúdica de Paraty conheci não só o meu lugarzinho preferido no mundo como também minha companheira, e voltamos desde então, todo ano, para verificar

Informação Paraty