Palácio do Itamaraty

8 opiniões sobre Palácio do Itamaraty

arquitetura brasileira

Se tem uma coisa que no Brasil é motivo de orgulho, é a nossa arquitetura - melhor ainda quando leva a assinatura de Oscar Niemeyer e outros tantos talentos. Nada mais normal, portanto, do que exibir esse orgulho lá pra fora: coisa que o Palácio do Itamaraty, onde fica o nosso Ministério das Relações Exteriores, faz muito bem.
Vale agendar uma visita ao prédio, quando estiver de passagem por Brasília, para conhecer mais do que os nossos jornais anunciam e o espelho d'água que envolve o palácio de linhas fluidas demonstra. Lá dentro a arquitetura segue fluida, seja na escada criada por Oscar Niemeyer (dizem que ela só recebeu um corrimão provisório uma vez, durante a visita da Rainha da Inglaterra ao Brasil), seja no belíssimo jardim de inverno do térreo, criado por Burle Marx. No andar superior é proibido fotografar, de modo que o privilégio de conhecer as belas peças de arte que estão por lá é privilégio apenas dos presentes: entre eles, também um tapete persa dado pela Rainha Elizabeth II (que, dizem as más linguas, tem a metragem quadrada em muito superior a um apartamento médio no Brasil). Salas de coquetéis, móveis do século passado, e muita história contada pelos guias complementam a visita, que termina no terraço do palácio, um belíssimo jardim com vista para a Esplanada e o Congresso, e cercado por obras de arte belíssimas.

Parada obrigatória na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

Visitei a capital federal durante a Copa do Mundo 2014. Durante uma manhã, antes de ir para o estádio Mané Garrincha, torcer pela Seleção Brasileira, alugamos um carro e visitamos os principais pontos turísticos de Brasília.
Na Esplanada dos Ministérios passamos por vários pontos interessantes, um deles foi o Palácio do Itamaraty. A construção do Palácio que abriga o Ministério das Relações Exteriores do Brasil é original. A fachada conta com vários arcos, que fazem com que o local também seja chamado de Palácio dos Arcos. Assim como outros pontos de Brasília, ele também foi projetado por Oscar Niemeyer e, sim, é outra das obras dele que te deixa com a boca aberta.

Itamaraty Palace

Outra maravilhosa obra arquitetônica de Niemeyer

Luxo e simplicidade são as características

Trabalhei quase um ano no palácio do itamaraty

Beleza incomparável.

Informação Palácio do Itamaraty