Você curte Barreirinhas?

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

48 opiniões sobre Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Evelyn Araripe

Portão de Entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

De um simples vilarejo de pescadores ao portão de entrada de um dos principais cartões postais do Brasil, os Lençóis Maranhenses. Assim se pode definir a cidade de Barreirinhas, no Maranhão, a 260 km da capital, São Luís. Todos os meses milhares de turistas de todos os cantos do planeta chegam aqui para conhecer o imenso parque com infinitas dunas e lagoas de cores cristalinas que dão o apelido para a região de “saara brasileiro”.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem 155 mil hectares, o mesmo tamanho da cidade de São Paulo. As lagoas de todos os tamanhos, profundidades e cores que se formam entre dunas gigantes são um verdadeiro milagre da natureza. Poucos sabem explicar, por exemplo, como peixes chegam a estas águas que secam todos os anos e ressurgem no período de chuvas.

Manoel Moraes

Travessia de Atins a Santo Amaro do Maranhão

Para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de verdade, a melhor maneira é fazer a travessia. Saindo do Canto do Atins e impulsionados pelo vento constante que molda as dunas, seguimos para nosso destino em Santo Amaro do Maranhão. Nosso grupo de nove pessoas, todos experientes trekkers, navegou pelo interior do parque e suas dunas com o auxílio de um GPS.

Nosso objetivo era atravessar o parque em 4 dias, acampando por 3 noites dentro do parque. Nosso caminho passou por dois dos maiores oásis do parque, Baixa grande e Queimada dos Britos. Nesses oásis, há famílias de nativos que sobrevivem da pesca e criação de animais, além de receber os aventureiros que atravessam o parque com refeições fartas e uma ótima conversa.

Renata Accioly

A magia dos Lençóis Maranhenses.

Se eu pudesse definir essa viagem em uma palavra, seria magia. Há muitas coisas para serem vista e vividas nos Lençóis, dentre elas escolhi as fotos que retratam a beleza natural e o artesanato local. O passeio mágico começa muito antes de se chegar ao Parque Nacional. Eu estava com uma equipe de fotógrafos para um workshop, saímos de Barreirinhas numa jardineira (4x4), atravessamos a balsa e percorremos uma trilha que durou uns 40 minutos (pura aventura!).

No caminho, o guia foi nos contando sobre a vegetação, os meios de subsistência dos moradores da região e os cuidados que deveríamos ter (principalmente caprichar no filtro solar e beber muita água). Chegando aos lençóis, a beleza natural nos emudeceu. Levei alguns minutos para recuperar o fôlego: aquela imensidão de areia branca e as lagoas cristalinas, o silêncio total, parecia que tínhamos chegado ao paraíso. Caminhamos durante umas 2 horas, tomamos banho nas lagoas e, claro, tiramos muitas fotos.

Virlene Camargo

Lençóis Maranhenses, experiencia única.

Minha experiência foi maravilhosa, pois o lugar é único.
O principal é escolher uma agencia de turismo que seja muito boa, para sair tudo conforme se planejou. Eu escolhi a Tropical Adventure, pois eles tem mais de 20 anos de experiência no mercado, são os pioneiros e certificados pelo INMETRO. Fiz um roteiro de 2 noites. Fiz o passeio do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses do dia todo, saímos as 8 horas , e só retornamos a Barreirinhas depois do por do sol. Almoçamos em casa de nativos, comida maravilhosa , tomamos banhos de lagoas, de sol e caminhamos muito. No dia seguinte fiz o passeio de quadriciclo que vai para Caburé eu fui pilotando seguindo um guia, o passeio é em grupo e nos juntamos com pessoas de vários lugares do mundo, e para não ficar muito cansativo voltamos de lancha fizemos o Farol do Mandacarú, Vassouras.

Alexandre Braule P. B. Pereira

Paraíso, um verdadeiro deserto entre o mar e o rio preguiça.

O parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área de proteção à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. Constituído de dunas e lagoas que na época das chuvas enchem e a partir do mês de julho ficam excelente para se tomar banho com suas águas doces azuis ou verdes transparentes, verdadeiras piscinas naturais. Uma aventura inesquecível, dentro do parque, as estradas e as trilhas são de areia, havendo a necessidade de uso obrigatório de veículos 4x4 e a contratação de guias. Tem o rio preguiça e o farol preguiça que proporcionam momentos inesquecíveis. As imagens falam mais

Carla Nogueira

Verifique a época das chuvas antes de ir...

Barreirinhas é um povoado agitado a quase 300km de São Luis do Maranhão. Do aeroporto de São Luis há várias vans e micro ônibus que fazem esse percurso.
Apesar de sua fama mundial, a cidade, que é a porta de entrada aos Lençóis Maranhenses, é um pouco desorganizada e ainda está em fase de crescimento da infra estrutura para receber o turismo. Para os viajantes que gostam de lugares mais rústicos o local é ideal.
Todos os passeios devem ser realizados com guias, uma vez que os Lençóis ficam dentro de um Parque Estadual. Há várias agências na cidade que vendem os vários tipos de passeios: Grandes Lençóis - Lagoa Azul, do Peixe e Bonita, e Pequenos Lençóis: Caburé, entre outros.

Cleber De Assis Assis

Estive em SÃO LUIS em junho de 2014 ...

Estive em SÃO LUIS em junho de 2014 para conhecer o famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhense , mas não imaginava o quanto é bonito este lugar, tanto que estou repetindo este ano de 2015.
O roteiro é descer em São Luis e ir direto para BARREIRINHAS que é uma das portas de entrada do parque e depois ir até ATINS que é uma pequena vila de pescador onde alguns empresários já descobriram o potencial turístico do lugar e melhoram toda infraestrutura .

AventuraMango

Travessia incrível: Deserto com lagoas

Muitos conhecem as "bordas" dos Lençóis Maranhenses, a partir de visitas às cidades próximas ao seu contorno, como Santo Amaro. Em setembro de 2011, resolvemos visitá-lo de uma forma mais completa, realizando, durante 3 dias, a travessia de suas imensas dunas intercaladas por lagoas. Saímos da localidade de Atins e seguimos até a localidade de Betânia, preferindo este sentido para ter o vento a favor e sempre descer as dunas pela crista. Os pernoites que fizemos ocorrem em habitações de nativos, extremamente simples, nos "oásis" de Baixa Grande e na Queimada dos Britos, todos já acostumados a oferecer este tipo de serviço.

Evelyn Araripe

Caminhada por dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode durar até seis dias

Alguns aventureiros que curtem longas caminhadas e muitos desafios vão adorar esse trajeto que dura de quatro a seis dias para ser finalizado. A caminhada pode começar nos extremos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: em Atins ou em Santo Amaro do Maranhão. Durante o trajeto os caminhantes sobem e descem dunas a todo o tempo, se refrescam em lagoas sem nome que despontam em todos os cantos do imenso mar de areia. Os pernoites são feitos em vilarejos de pescadores que abrem as suas casas, cedem redes e até prepararam alguns quartos para os que gostam de algum conforto. As refeições também

Camila Coimbra

A Viagem

Os Lençóis Maranhenses, no Maranhão, é um lugar que brinca com a sua ideia de tempo. Uma paisagem de mais de dez mil anos que respira, dá flores e frutos. As dunas, muito altas, produzem uma sombra generosa em trechos da caminhada. Atravessei os Lençóis por 8 dias, fotografando apenas em analógico. Conheci comunidades, vi uma infinidade de aves, bichos nas dunas, nas pedras, à beira da praia. Vi pescadores, tempestade, arco-íris, sol nascendo, muitos pássaros. Pessoas lindas. Gente simples que vai se virando conforme a chuva cai ou cessa. Verdadeiros contadores de história que completam a paisagem.

Eliete Menezes

Uma aventura realizada em julho de 2013

Durante 5 dias, umas duas ou três mudas de roupa e um mochilão nas costas. Era só disso que nós precisávamos. Cinco dias atravessando de norte a sul esse paraíso localizado no nordeste brasileiro.

Se desligar do mundo virtual e me conectar com a natureza, foi uma experiência única na minha vida. Acho que todos deveriam experimentar fazer isso, pelo menos uma vez na vida, pra perceber que, no fundo, nós precisamos de muito pouco pra ser felizes.

Marcelo Souza

Dia de Descobrimento

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é lindo. Nós e todas o
as outras pessoas que já estiveram lá vieram para o parque com essa crença, que foi confirmada logo que entramos no parque pela primeira vez. Ele é o único deserto do planeta com lagoas azuis entre dunas de areia, e dentro dele pode-se visitar lagoas e rios incríveis, com uma vasta natureza, podemos observar pássaros e pequenos macacos.

A cidade mais famosa para entrar no parque é Barreirinhas, mas geralmente é muito cheia de turistas, para conhecer o parque com mais liberdade indico ir para Santo Amaro, uma pequena cidade

Luiza Carvalho

Incrível, do início ao fim.

Fui para São Luís com um grupo de amigas e decidimos ir a Barreirinhas para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Me encantei com a cidade desde o momento em que chegamos, mas o passeio ao Parque foi definitivamente o ponto alto da nossa aventura. O caminho pela trilha até as dunas foi emocionante, e ao chegarmos lá, nos deparamos com a imensidão da natureza.

Os lençóis se estendem por quilômetros e mais quilômetros, e tudo que conseguimos ver são as dunas, as lagoas e as nuvens. É um dos lugares que nos faz perceber o quanto somos pequenos na natureza, e quanta beleza há no mundo além dos arranha-céus e poluição.

Pablo Nunes

Lençóis Maranhenses

Os Lençóis são simplesmente incríveis! É um misto de diversos tipos de paisagem: areia, água, vegetação, fauna local, pequenos povoados e um povo humilde e muito simpático. No passeio, para quem está interessado em apreender o máximo, pode-se ter diversas experiências. Conversar com o guia é algo extremamente enriquecedor, assim como com as mulheres que vendem artesanato e comidas típicas no final do passeio.
Os lençóis são um espetáculo a parte. Desenham um cenário totalmente paradisíaco e que impressiona o olhar.

Guillermo C Hdez

Linda lagoa nos lençóis

Esta linda lagoa, que se encontra dentro do Parque Natural dos Lençóis Maranhenses, é um dos atrativos do Circuito Lagoa Azul. Para accesá-la, é preciso ir de Jipe tipo jardineira até a entrada do Parque (o passeio é muito fácil de contratar em Barreirinhas com alguma das agências locais, e há possibilidade de reservá-lo manhã ou de tarde). Depois, é preciso caminhar pelas dunas, atravessando as lagoas da Preguiça e Azul, até chegar nesta linda Lagoa, um pouco mais afastada. O passeio vale muito a pena!!