Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

3 opiniões sobre Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

Igreja Matriz de Itu

Importante patrimônio histórico da cidade de Itu, a Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi construída no ano de 1780, sendo agregada a antiga capela da cidade. Na parte interna, as pinturas do teto e da capela foram feitas pelo artista José Patrício da Silva Manso, com o auxílio do Frei Jesuíno do Monte Carmelo. As pinturas mais recentes foram realizadas por Almeida Junior, já a fachada da igreja foi concluída somente em 1831, quando a matriz ganhou a torre central e os sinos. A imagem de Nossa Senhora da Candelária que atualmente fica no altar mor da igreja, remonta desde o tempo da antiga capela, e do início do vilarejo de Itu.

Templos religiosos

Adoro religião e as histórias que as cercam. Essa igreja de Nossa Senhora da Candelária foi construída sob orientação do Padre João L. Ferraz em 1780. Em suas reformas de conservação destaca-se o trabalho de Ramos Azevedo e de Paula Souza. Seu interior é inteiramente feito no estilo Rococó e Barroco e contem obras valiosíssimas do Padre Jesuíno do Monte Carmelo e de Almeida Júnior.

Adoro entrar em templos assim e meditar e rezar por algum tempo, a paz e sensação de bem estar é algo indescritível. Para que vem a Itu vale a pena dar uma passado por aqui.

Portal para uma alma barroca

Passei tantas vezes por essa porta! Missas, Primeira comunhão, casamento, procissão. Quando menina, adorava olhar o piso, os lustres, as esculturas, as cores e formas de um antigo que eu não sabia mensurar. Quando cresci, fui embora. Rompi com a cidade, com o passado. Depois de um tempo voltei, grata, por ter-me lapidado uma alma, que depois viria a saber: barroca.

Informação Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

Links úteis Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária