Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

+55 24 3371.1467
+55 24 3371.1467

2 opiniões sobre Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

O maior templo histórico de Paraty

Considerada a pioneira da cidade de Paraty, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é também a maior da cidade. Pelo tamanho e antiguidade do templo, não precisamos dizer que dos quatro templos da cidade, esse era o dos aristocratas do período colonial e imperial (para cada grupo que frequentava os serviços eclesiásticos como escravos, senhoras da aristocracia, libertos, pardos, existia um templo na cidade de Paraty).

A primeira capela seria construída no final do século XVII, mas foi demolida para dar espaço a um templo maior que seria inaugurado no início do século XVIII. Porém, este se mostraria pequeno com o passar das décadas e em 1787 se iniciou a obra do templo que está de pé até hoje, em uma obra polêmica e vultosa para época (principalmente pelo fato de que a colônia portuguesa esta entrando em uma era de recessão) que levou a obra se arrastar por vários anos (o que pode se observar por suas torres inacabadas).

Imponente Igreja Matriz

De estilo neoclássico, a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios é uma das mais imponentes igrejas de Paraty.

Foi entregue a população em 1873, substituindo a antiga matriz que na época se encontrava sobrecarregada. Por ser uma obra grandiosa custou uma grande soma de dinheiro a população e sua construção foi paralisada inúmeras vezes. É interessante notar que as suas duas torres laterais nunca foram concluídas. Em seu interior se encontra um rico acervo sacro, com destaque para suas capelas laterais.

A praça da Matriz localizada em frente é um dos pontos mais movimentados da cidade, ponto de encontro para a população onde acontece sarais, feiras e apresentações.

Informação Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

Links úteis Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios