Castelo de Castro Laboreiro

3 opiniões sobre Castelo de Castro Laboreiro

Castelo de Castro Laboreiro

Está situado no monte mais alto de uma montanha, a 300 metros sobre a Vila de Castro Laboreiro (Portugal), a uns 1030 metros de altitude sobre o mar, em pleno vale do Parque Nacional Penega-Gerês, na fronteira do Alto Minho e próximo ao Caminho de Santiago, que partindo de Braga, passa por Lobios e Entrimo, para continuar por Tuy até Santiago.

É um dos monumentos militares mais emblemáticos da história militar portuguesa, pela sua localização geográfica e pela presença histórica dos exércitos no norte de Portugal.
É formado por dois conjuntos de muralhas em estilo romano, e com áreas de utilização diferentes no seu interior.

Vista deslumbrante

Apesar da imponência dos penedos graníticos onde o Castelo se esconde, a subida é bastante mais fácil de fazer do que se poderia pensar à primeira vista, nós íamos com uma criança de 4 anos e os avós, e subimos em pouco mais de meia hora pelo acesso norte.

A vista do topo do castelo é realmente deslumbrante, pois podemos observar todas as serras graníticas que nos rodeiam e para os vales, é possível observar durante a subida uma cascata no Rio Laboreiro. A descida foi feita pelo lado sul e é bastante mais rápida.

É aconselhável levar calçado confortável e adequado a caminhadas, pois o piso poderá estar escorregadio em algumas alturas, (vários degraus são escavados na rocha).

Informação Castelo de Castro Laboreiro