Muralhas de Guimarães

4 opiniões sobre Muralhas de Guimarães

Muralha Medieval

A Muralha de Guimarães é um monumento Medieval. Foi mandada construir pela Condessa Mumadona Dias (a mulher mais rica do seu tempo).
Teve o início da sua construção talvez nos séculos XII- XIII, durante o reinado de D. Sancho I e foi concluída no reinado de D. Dinis, por volta de 1322.
Primeiro apenas a zona mais alta da Vila foi cercada pela muralha. Posteriormente toda a Vila (daquele tempo) viria a ser muralhada tendo por objetivo a segurança, num tempo que era de lutas e conquistas.
Nos dias de hoje restam apenas partes dessa construção. A única visível fica na Avenida Alberto Sampaio.

Muralhas de Guimarães

Na subida para o Castelo e o Monte Latito, na Avenida Alberto Sampaio, pode-se ver em perfeito estado de conservação um bom pedaço das muralhas da cidade. Datadas dos séculos XIV e XV estão construídas em alvenaria e cobertas com ameias.

Há também fragmentos no Largo do Toural, onde colocaram algumas letras em que se pode ler "aqui nasceu Portugal" já que Guimarães foi apelidado como o berço de Portugal, pois foi onde lutas foram travadas e ocorreram batalhas para conseguir a independência e sua nacionalidade (tal como a célebre batalha de S. Mamede ocorrida ano de 1128).

As muralhas do Castelo onde nasceu Portugal

Informação Muralhas de Guimarães