16 opiniões sobre Praia de Lopes Mendes

Lopes Mendes – área Vip de um paraíso chamado Ilha Grande

Se você tem planos de visitar a Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro, dedique uma atenção especial a Lopes Mendes. Afinal, são 3 quilômetros de areia fina e branca emoldurada por um azul turquesa cristalino, formando uma praia que, não por acaso, recebeu o justo título de 7ª Maravilha do Rio de Janeiro. Merecidíssimo – especialmente considerando que a costa do Estado em questão tem várias outras praias belíssimas a oferecer.
O acesso não é lá o mais simples: para chegar a Lopes Mendes é preciso pegar um barco saindo da Praia do Abraão (porto principal da Ilha Grande), e chegar até a praia do Pouso. Dali, seguir por uma trilha sinalizada de aproximadamente 20 minutos. O nível de dificuldade é baixo, mas só a vista da praia descortinando-se ao final do caminho de areia já vale cada centímetro percorrido.

A beleza da praia de Lopes Mendes

Lopes Mendes está localizada na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Partindo da vila do Abraão, é possível fazer uma longa caminhada de cerca de três horas ou ir de barco. Os preços giram em torno dos quinze reais, ida e volta, e há diversos horários disponíveis. Eu já fui das duas maneiras. A caminhada é muito cansativa, mas com vistas maravilhosas. No entanto, quem não curte andar muito ou não tem muito tempo, o melhor é ir de barco mesmo. De qualquer forma vale muito à pena a visita.

As águas cristalinas e a areia bem fina e clara lembram muito as praias do Caribe. Só em deitar e apreciar as belas árvores que contornam a areia já compensam todo o esforço de uma longa caminhada. O mar aberto tem tons de azul e verde que se misturam e completam o belíssimo visual. O único problema, pelo menos pra mim, é a temperatura da água que costuma ser bem gelada. Mas com o tempo e o clima geralmente bem ensolarado dá para se acostumar.

Desafio

Talvez a experiencia mais difícil e gratificante de toda minha vida.

Fui para Ilha Grande no início desse ano com um desafio em mente: Ir acampar com 11 amigos e aproveitar o máximo da ilha em 5 dias de viagem.

Depois de voltar, posso dizer com a mais pura certeza de que esse desafio foi cumprido.

Mas olha... Se fosse contar aqui cada sufoco que passamos, demoraria 3 anos só pra contar metade das histórias.

Desde perder barracas em um mini dilúvio no primeiro dia, até a quase morte por exaustão em uma trilha eu passei.

Dia nublado, praia deserta, paraíso

Não foi à toa que a Praia de Lopes Mendes foi eleita pelo The Guardian como uma das melhores praias do mundo. O acesso é feito por uma pequena trilha de 15 minutos partindo da Praia de Palmas na qual atracam os barcos vindos de Abraao (a vila principal da Ilha Grande). As águas são cristalinas e a praia deserta, embora seja recomendável tomar certo cuidado, pois o mar não é lá muito tranquilo. São 2400 metros de areia branca, na qual é possível passar o dia na mais completa paz, já que a praia é deserta. A paz é tanta que é possível perder o último barco para voltar a Abraao (experiência própria).

Informação Praia de Lopes Mendes