Ponte de D. Luís

174 opiniões sobre Ponte de D. Luís

A ponte de D. Luís I foi construida em ...

A ponte de D. Luís I foi construida em 1886 pelo discípulo de Eiffel, Theophile Seyrig. Com dois andares e um impressionante arco de ferro, liga a parte do Porto com a sua vizinha Vila Nova de Gaia, onde se encontram as famosas adegas de vinho do Porto. Na parte superior da ponte, passa o eléctrico, enquanto que na inferior passam os carros e há passeios para os peões em ambos os andares. Desde o andar superior há umas vistas impressionantes do Douro, assim como uma bela panorâmica do rio. Na parte inferior há um café tranquilo com uma esplanada mesmo à beira do rio onde se podem desfrutar de umas

Uma bela obra-prima

Inaugurado no dia 31 de outubro de 1886, é uma peça verdadeiramente espetacular que conecta o rio Douro de lado a lado na cidade do Porto. Foi construído pelo belga engenheiro Teophic Seyrig que alguns anos antes tinha feito junto com Gustave Eiffell a ponte Maria Pia. Da ponte se vê Vila nova de Gaia é famosa por empresas como Sandeman e muitos outros. A parte superior da ponte é atravessada por pedestres e metrô, enquanto abaixo é atravessada por carro e ônibus.

Ponto turistico

A ponte D. Luis I (Porto) um ótimo local turistico para se ir de fim de semana, tem uma vista fantástica e ainda nos proporciona um bom passeio de metro pelo rio Douro e apreciar de uma bela paisagem do Porto. Temos também perto da ponte D. Luis I belos restaurentes, podendo também fazer uma travessia pelo rio douro num belo passeio de barco ou então para quem gosta de alturas temos o telesférico para um pequeno passeio sobre o rio.

Aconselho pesssoas de fora a virem ao Porto fazerem uma visita e ficarem a conhecer o quão bonito é a cidade invicta.

Bonito

Depois de atravessar a Ponte D. Luis I, pelo tabuleiro inferior, na direção Porto-Gaia para visitar as caves do vinho do Porto, temos este bonito quadro, digno da mais fina tela, e também de muitas e muitas fotos.

As caves do vinho do Porto, que por sinal são todas em Gaia, o que aconteceu por uma questão de estratégia (ao tempo em Gaia não havia o pagamento de tributos, que já acontecia na vizinha cidade) e ainda por questões climatéricas, ficam situadas ao longo da marginal ribeirinha e ainda em ruas próximas. Aí há provas de vinhos, e ainda muitos e variados restaurantes e bares onde

Ponte D. Luís I, Porto, Portugal

Há quem se incomode com o clima do Porto. Eu não. Amo essa neblina, o chão molhado, a umidade que brota das paredes. A cidade tem um significado muito especial para mim. Primeiro, porque é a capital do norte de Portugal, terra de origem da minha família. Depois, porque seu centro histórico, cujas fachadas podem ser vistas na foto, é patrimônio cultural da humanidade. Sou fascinado por patrimônios mundiais. Se não erro na conta, já estive em 89, espalhados por quatro continentes. Nenhum deles, contudo, deixou marcas tão profundas em mim quanto a Invicta, como os portugueses chamam a monumental cidade do Porto.

A ponte é uma passagem...

Esta ponte de metal com 2 tabuleiros liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia. O tabuleiro superior serve o Metrô do Porto e o tabuleiro inferior veículos automóveis. Em ambas as margens há miradouros que permitem desfrutar de magníficas vistas do rio Douro.

De dia ou a noite...

Lindíssima a Ponte Luis I na cidade do Porto. Do Cais da Ribeira e a partir de Vila Nova de Gaia tem-se a vista da bela arquitetura da ponte, de cima, uma vista deslumbrante do Cais da Ribeira. Imperdível!

Imagem de marca da cidade

Local de eleição para os postais e a típica foto turística mas que vale pena, arquitetura interessante. Local ideal para qualquer altura do dia, quer seja de dia, por do sol, ou de noite. Quer seja no tabuleiro inferior ou superior. As opções são variáveis e certificadas como qualidade.

Ponte D. Luis I

Acho que seria bom desfrutar uma refeição ao ar livre, às margens do Rio Douro, mas é ainda melhor estar ao pé d a Ponte Dom Luiz. A partir daí, você pode desfrutar de um show animado e maravilhoso. Trata-se de um local calmo e melancólico.

Vale muito a pena a vista daquela área

Pra quem vai nos restaurantes da área, a vista é linda. Também linda a vista passando de metro (em cima da ponte).

Informação Ponte de D. Luís