3 opiniões sobre Catedral Metropolitana

Imponente Catedral Metropolitana de Maceió

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres é a queridinha dos maceioenses. Um dos principais cartões de visita da cidade e, claro, parada de todos os city tours realizados por receptivos. As escadarias (tem no lado direito e esquerdo) chamam a atenção por serem tão sinuosas e altas que permitem uma entrada triunfal de noivas. A Catedral também se torna imponente por estar localizada na esquina de uma ladeira (também nomeada Catedral), no centro da capital. À noite, destaca-se ainda mais por sua iluminação.

Toda igreja ou catedral tem uma boa história para contar. Com a Catedral Metropolitana de Maceió não é diferente. Antes, ela era uma capela e seu padroeiro era Gonçalo Amarante. Mas a devoção à Nossa Senhora dos Prazeres era muito forte para muitos homens poderosos do século XIX, o que fizeram influir na mudança do padroeiro. Diz a lenda que o proprietário do engenho Maçaió Apolinário Fernandes Padilha conseguiu uma graça da nossa Senhora dos Prazeres ao pedir que salvasse um navio naufragando. Ficou popular e, também por influência dos grandalhões, a capela tornou-se catedral em 1900, com decisão do Papa Leão XIII, e foi inaugurada na presença de Dom Pedro II.

inaugurada em 1859 com a presença de D. Pedro II

Catedral Metropolitana é também chamada de Nossa Senhora dos Prazeres. Foi construída em 1821, e projetada pelo arquiteto francês Auguste Montigny. Foi inaugurada em 1859 e contou com as presenças ilustres da monarquia, D. Pedro II e Tereza Cristina.

No interior da Catedral tem um altar-mor em cedro com dois altares laterais, o de São Sebastião e o de São Miguel. Conta também com uma bela imagem do Santíssimo Sacramento.

Informação Catedral Metropolitana