Você curte Museus Vaticanos?

Museus Vaticanos

121 opiniões sobre Museus Vaticanos

Ver fotos de lamaga

O museu do vaticano foi fundado pelo ...

O museu do Vaticano foi fundado pelo papa Gregorio XVI no século XIX. Nele encontram-se reunidos monumentos e restos do Egipto procedentes sobretudo de casas de Imperadores romanos como a de Adrano. Muitas outras foram adquiridas a coleccionistas no século XIX. Porquê incluir em estâncias do Vaticano peças egípcias? O interesse dos Papas relaciona-se com a importância que tem este povo no Antigo Testamento. Seja como for, aos fãs do Antigo Egipto, a pequena mas bem seleccionada colecção não os defraudará.
lamaga
Ver fotos de Viagens Lacoste

Museus do vaticano

Na majestosa cidade do Vaticano estão sediados os Museus do Vaticano, nome pelo que são conhecidos o Museu Etrusco, as quatro salas de Rafael, a Colecção de Arte Sacra Moderna, a Pinacoteca e a deslumbrante Capela Sistina. A Capela Sistina é uma das mais famosas obras do mundo e basta vê-la uma vez para perceber porquê. As salas de Rafael são imperdíveis, Rafael decorou os aposentos de Júlio II entre 1508 e 1520. Uma das salas mais incriveis é a Sala dos Mapas. Vale a pena esta visita, vale cada euro do bilhete e cada minuto de espera para entrar.
Viagens Lacoste
Ver fotos de Ricardo Xb

Só no museu

Com medo de pegar fila, cheguei assaz cedo ao museu do Vaticano.

Assim, pude apreciar a imensidão do museu e suas magníficas instalações de maneira calma e tranquila, algo extremamente raro em lugares como este. Chegue cedo nos pontos turísticos, é chato ter que acordar cedo, mas vale super a pena.
Ricardo Xb
Ver fotos de Viviane Gusmao

O museu mais fantástico que conheci....

...Obras variadas, história, humanidade, Igreja!!!! Quanta coisa bela em um só lugar!!!
Viviane Gusmao
Ver fotos de jose flores

Escada helicoidal do museu

Desenhado por Giuseppe Momo
jose flores
Ver fotos de ana galvez

Eu me pergunto

Olhos e bem descansado pernas, é o conselho que eu dou! Ao entrar no museu ... para que o corredor interminável cheia de cabeças que parecem reais! O Museu vai fazer a viagem para ver a Capela Sistina antes de ir através do museu. Este permitido tirar fotos no museu, exceto na Capela Sistina, que não vai deixá-los ou com flas ou sem ele, nem a gravação de vídeo ... Embora ... nada é impossível ... E você não pode fazer descaradamente! Hehe. Eu envio um vídeo do YouTube explicando o tecto pintado da Capela: É incrivelmente admirável! Http :/ /' http://www.youtube.com/watch?v=d0ujzzrerms' Horário: Segunda a sábado: Chegada 9:00-16:00 h. 18:00 Fechar. TARIFAS: Full 14,00 € Reduzido € 8,00 (estudantes, por exemplo) 4,00 € Especiais Escolas Livres como ele vem na página -> último domingo de cada mês (com acesso livre a partir de 9:00-12:00 h. Encerramento às 14:00 h.) provavelmente para os pensionistas, as crianças com idade inferior a X ...

Os sorprenderá

Ojos bien abiertos y piernas bien descansadas, es el consejo que doy! Al entrar al museo...Os sorprenderá el interminable pasillo lleno de cabezas que parecen de verdad! El Museo te va haciendo el recorrido, para ver la Capilla Sixtina antes debes pasar por parte del museo.
Esta permitido hacer fotos en el Museo, salvo en la Capilla Sixtina, que no te dejan hacerlas ni con flas ni sin él, tampoco grabar vídeo... Aunque...NADA ES IMPOSIBLE...Y podéis hacerlas NO DESCARADAMENTE!!! Jeje. Os mando un vídeo de youtube que explica las pinturas del techo de esta Capilla: Es increíblemente admirable!!!
' http://www.youtube.com/watch?v=d0ujzzrerms'

TARIFAS:
Entera
14,00 €
Reducida
8,00 € (para estudiantes por ejemplo)
Especial Colegios
4,00 €
Gratuita
según viene en la página --> último domingo de cada mes (con acceso gratuito de 9:00 - 12:00 h. Cierre 14:00 h.)
seguramente para jubilados, niños menores de X edad...
ana galvez
Ver fotos de laurent.thillaye

O museu do vaticano, situado no coraç...

O Museu do Vaticano, situado no coração da Cidade do Vaticano, reúne peças únicas e sublime da arte católica romana ou não. É preciso em primeiro lugar que as filas para o museu pode parecer muito impressionante, às vezes chegando a várias centenas de metros (você vai fila ao longo das paredes do Vaticano, às vezes não vê o fim do arquivo ea entrada do museu!). mas se movendo rapidamente, a entrada do museu está organizado como um turista "indústria", com um número expressivo de casos! Reduções estudantes, famílias, grupos ... você pode desfrutar de tarifas reduzidas ao longo do ano para desfrutar de uma visita a redução dos custos (€ 8 taxa de estudante, normalmente € 15). A visita é "guiada" por sinais, mas de qualquer forma você segue o movimento da multidão, porque é bem "multidão"! Há sempre um grande número de pessoas neste museu, que também é ótimo! Você pode visitar muitos quartos com belas pinturas, esculturas, estátuas e outros objetos de arte romana. O "favorito" do museu é, claro, a Capela Sistina, muito impressionante, mas um pouco assediado por turistas para o meu gosto. Embora nós não temos o direito de tirar fotos, o lugar é tão lendário que eu não poderia me ajudar. As pinturas são lindas, muito impressionante. O tamanho do lugar é quase a tocar a obra de arte é "enorme" ... A não perder, se você vai a Roma, embora este lugar tornou-se um pouco também turísticas para o meu gosto!

Le musée du Vatican, situé au cœur de la cité du Vatican, rassemble des pièces uniques et sublimes de l'art Romain, catholiques ou non.
Il faut tout d'abord préciser que les files d'attente pour ce musée peuvent paraître très impressionnantes, atteignant parfois plusieurs centaines de mètres
(vous ferez la queue le long des murailles de la cité du Vatican, ne voyant parfois pas la fin de la file et l'entrée du musée !).
mais on avance vite, l'entrée du musée étant organisée comme une "industrie" touristique, avec un nombre impressionnant de caisses !
Réductions étudiantes, familles, groupes... vous pourrez profiter de tarifs préférentiels tout au long de l'année, afin de profiter d'une visite à coûts réduits
(8€ en tarif étudiant, 15€ en normal).
La visite est "guidée" par des panneaux, mais vous suivrez de toute façon le mouvement de la foule, puisqu'il s'agit bien de "foule" !
Il y a toujours énormément de monde dans ce musée, qui est d'ailleurs immense !
Vous pourrez visiter de très nombreuses salles, avec de superbes peintures, gravures, statues, et autres objets d'arts romains.
Le "coup de cœur" de ce musée est bien entendu la Chapelle Sixtine, très impressionnante, mais un peu trop assaillie par les touristes à mon goût.
Bien que nous n'ayons pas le droit de prendre des photos, le lieu est si mythique que je n'ai pu m'en empêcher. Les peintures sont magnifiques, très impressionnantes.
La grandeur du lieu est presque émouvant, le travail artistique est "énorme"...
A ne surtout pas rater si vous allez à Rome, même si ce lieu est devenu un peu trop touristique à mon goût !
laurent.thillaye
Ver fotos de El Triunfo de la Cruz

Deve, no vaticano

Os Museus do Vaticano ocupar dois andares e estão divididos em várias salas. Porque a sua extensão é enorme, a sua visita segue uma ordem estabelecida, ou seja, você não pode entrar diretamente a Capela Sistina; Primeiro você passa pelas salas ocupadas pelos "Museus e Colecções" e depois pelos palácios papais continua. O passeio dos museus geralmente dura cerca de quatro horas e, como é óbvio, só leva a ver uma pequena amostra de todas as obras de arte expostas. Especificamente, a rota que fazemos com o nosso guia foi a seguinte: Po Clementino Museum: cópias romanas rene de obras gregas como o grupo escultórico "Laocoonte e seus filhos" e "Apollo Belvedere" ou o "Perseus mais recente a cabeça da Medusa ", a criação de Antonio Canova (1801). Po Christian Museum: com antiguidades cristãs que compreendem estátuas, sarcófagos e vestígios arqueológicos do século VI. Tapeçarias, Cermicas dos séculos XVIII e IX Micromosaicos. Galeras dos lustres, das tapeçarias e cartas geográficas. Mais tarde, desfrutar da Capela Sistina. Anexo I mostrar algumas fotografias tiradas na nossa visita.

Obligada visita en el vaticano

Los Museos Vaticanos ocupan dos plantas y se dividen en varias salas. Debido a que su extensión es enorme, su visita sigue un orden establecido, es decir, no se puede entrar directamente a la Capilla Sixtina; primero se pasa por las salas que ocupan los "Museos y Colecciones" y después se prosigue por los Palacios Pontificios.

La visita guiada a los museos suele durar unas 4 horas y, como es obvio, solo da lugar a ver una pequeña muestra de las obras de artes allí expuestas.

Concretamente el recorrido que nosotros realizamos con nuestro guía fue el siguiente:

• Museo Pío Clementino: reúne copias romanas de obras maestras griegas como el grupo escultórico del "Laocoonte y sus hijos" y el "Apolo del Belvedere", o el más reciente "Perseo con la cabeza de Medusa", creación de Antonio Canova (1801).

• Museo Pío Cristiano: con antigüedades cristianas que comprenden estatuas, sarcófagos y restos arqueológicos a partir del siglo VI.

• Tapices, cerámicas de los siglos IX a XVIII y Micromosaicos.

• Galerías de los Candelabros, de los Tapices y de las Cartas Geográficas.

Posteriormente pasamos a disfrutar de la Capilla Sixtina.

Adjunto os muestro algunas de las instantáneas realizadas en nuestra visita.
El Triunfo de la Cruz
Ver fotos de Sacha

Uma visita das belezas

Os Museus do Vaticano são uma quinzena. Quinze prédios, salas, milhares de pinturas, esculturas, pinturas e arquitetura. Andamos aqui na história da arte ao longo dos séculos, é simplesmente maravilhoso. Museus são tão grandes que não podemos fazer tudo em uma visita, você precisa selecionar o que você mais quer, porque você vai ser servido nível grandioso, beleza e riqueza. Turistas são muitos, com certeza, mas o que a alegria de ir de sala em sala, siga os artistas, modos e estilos. Ao sair de uma sala, não sabemos o que vamos encontrar a seguir, mas é qu'émerveillement. Os Museus do Vaticano são uma série de galerias e cursos agrupados em dois palácios, o Palácio do Vaticano e Palácio Belvedere. A disseminação mais de 5,5 hectares! Como todo museu é por si mesmo, é difícil escrever sobre uma dúzia de lugares tão rico. (Você encontrará artigos sobre museus em si separadamente). Em contraste com a Capela Sistina, é proibido tirar fotos para preservar o que já funciona dentro de um quarto escuro, como um turista responsável, então eu não tenho fotos da famosa Capela se eu encorajá-lo, é claro ir ... um pouco de mistério! Note-se que a entrada é única para todos os museus, 13 €, mas por tudo o que há para descobrir o que realmente vale a pena o esforço.

Une visite, des beautés

Les musées du Vatican sont une quinzaine. Une quinzaine de bâtiments, de salles, des milliers de fresques, de sculptures, de peintures et d'architecture.

On se promène ici dans l'histoire de l'art au fil des siècles, c'est tout simplement merveilleux.

Les musées sont tellement grands que l'on ne peut tout faire en une visite, il faut sélectionner ce qui vous fait le plus envie, parce que vous serez servi niveau grandiose, beauté et richesse.

Les touristes sont en nombre c'est certain mais quel bonheur se passer de salles en salles, de suivre les artistes, les ambiances et les styles. En quittant une pièce on ne sait pas ce qu'on va trouver dans la suivante, mais tout n'est qu'émerveillement.

Les musées du Vatican sont une suite de galeries et de cours regroupés dans deux palais, le palais du Vatican et le palais du Belvédère. Le tout réparti sur 5,5hectares!!!!

Comme chaque musée vaut pour lui même, il est difficile d'écrire un article sur une quinzaine de lieux aussi riches. (vous trouverez des articles sur les musées en eux mêmes séparément). En revanche pour la Chapelle Sixtine, il est formellement interdit de prendre des photos pour conserver les oeuvres dejà dans une salle obscure, en tant que touriste responsable, je n'ai donc pas de photos de la si célèbre Chapelle que je vous encourage bien sur à aller voir...un peu de mystère!

A noter que l'entrée est unique pour tous les musées, 13€, mais pour tout ce qu'il y a à découvrir cela vaut vraiment la chandelle.

C'est pour moi, et de loin, le plus beau musée et le plus impressionnant des Musées du Vatican.Des fresques sur des pans de mur, du sol au plafond, c'est majestueux.

Le Pape, mécène de Raphaël le chargea de décorer ses chambres, d'où leur nom. AU nombre de 4, elles n'ont pas toutes été réalisées par le maitre lui même, mais également par ses élèves.

La Sala di Costantino est très parlante, elle met bien en valeur le triomphe du christianisme sur le paganisme et c'est la salle la plus bluffante.

La Stanza delle Segnatura est très connue puisqu'elle abrite L'Ecole d'Athènes, célèbre peinture de Raphaël représentant des philosophes autour de Platon et Aristote.

La Stanza dell' Incendio et la stanza d'Eliodoro sont moins grandioses mais forment un tout surprenant.
Sacha
Ver fotos de Roberto Gonzalez

Museus vaticanos

As linhas para entrar são impressionantes da primeira coisa que no inverno manhã, ou no verão, chuva ou faça sol, o que for. Mas é claro quem vai negar uma visita à Capela Sistina, as Salas de Rafael, as obras de Caravaggio, o busto de Antínoo grande, os segredos das múmias egípcias ou o esplendor de penas Quetzalcoatl no Museu Missionário. Muitas das obras que impressionaram-nos em nossos tempos de estudantes aqui em nossas mãos, tridimensional e prestes a falar. Como nínimo ser dedicada a ele um dia inteiro, tentando não perder nada e calmamente admirar seus tesouros. Para além do trabalho nomeado, eu recomendo um passeio estadias muito relaxados papais com uma biblioteca que nos traz exclamações de surpresa e contínuas, como Catarina, a Grande, em seu palácio copiado Ermitage.

Museos vaticanos

Las colas para entrar son impresionantes desde primera hora de la mañana, sea invierno o verano, con lluvia o con sol, da igual.
Pero es que claro, quién va a negarle una visita a la Capilla Sixtina, a las estancias de Rafael, las obras de Caravaggio, el maravilloso busto de Antinoo, los secretos de las momias egipcias o los esplendores emplumados de Quetzalcoatl en el Museo Misionero.
Muchas de las obras que nos impresionaron en nuestras épocas de estudiantes están aquí, al alcance de nuestra mano, en tres dimensiones y a punto de hablarnos.
Como nínimo debe dedicársele un día entero, para intentar no perderse nada y admirar con calma sus tesoros.
Aparte de las obra nombradas, recomiendo un paseo muy relajado por las estancias papales, con una biblioteca que nos saca continuas exclamaciones de sorpresa y que ya Catalina la Grande, copió en su palacio del Ermitage.
Roberto Gonzalez
Ver fotos de nuria

De viale vaticano pode acessar os mus...

De Viale Vaticano pode acessar os Museus do Vaticano. Estes museus incluem: - A Capela Sistina - Quartos O Raffaello - Museu Egípcio - Museu Etrusco - Museu de Arte Romana - os Apartamentos Borgia - Museu de Arte Contemporânea - Galeria de Arte - Christian Art Museum - Museu Etnológico - Museu de Filatelia Todos estes museus são colocados consecutivamente. A aquisição conjunta de entrada e registro no caminho que vai de um ao outro. O preço do bilhete é de 14 € para adultos e 8 € para as crianças. As horas são: 8.30 - 18.00 (última entrada às 16h00), de segunda a sábado 8,30-14,00 (última entrada 12h30) no último domingo de cada mês Tails estão assustando! Se você quiser visitar esses museus Eu recomendo se você não pode Vallais sábado ou segunda-feira (que é quando mais cores disponíveis) e também uma pequena trully início começar e chegar a cauda antes de 8,30. Para instruções que você pode pegar o metrô e descer na "Piazza del Risorgimento"

Desde la calle Viale del Vaticano se puede acceder a los Museos del Vaticano.
Estos museos consisten en:

- Pinacoteca
- Museo de Arte Cristiano
- Museo Etnologico
- Museo Filatélico

Todos estos museos están situados de forma consecutiva. La entrada se compra conjunta y en el recorrido vamos accediendo de uno a otro.

El precio de las entradas es de 14€ para los adultos y 8€ para los niños.
Los horarios son: 8.30 - 18.00 (ultima entrada a las 16.00) de lunes a sábado
8.30 - 14.00 (ultima entrada a las 12.30) ultimo domingo de cada mes

Las colas son TERRORÍFICAS!! Si queréis visitar estos museos os recomiendo si podeis no vallais ni sábado ni lunes (que es cuando más colo hay) y que además os deis un pequeño madrugón y que llegueis a la cola antes de las 8.30.

Para llegar podeis coger el metro y bajar en la parada "Piazza del Risorgimiento"
nuria
Ver fotos de María Carmen García Moraleda

Andando pela idade

Uma das vistas mais enrriquecedora de Roma são os Museus do Vaticano. Você pode apreciar seu conteúdo, como esculturas, restos de monumentos, pinturas ..., e seu conteúdo, porque os seus prédios são em si uma obra de arte, com os seus tectos e quartos elegantemente decorados. O que é verdade é que quando estubimos tinha um monte de pessoas visitando-os em julho, e, claro, torna-se um pouco esmagadora, mas você sabe que na temporada de férias de verão costumam desfrutar de todos os feriados. Aqui você tem uma amostra interessante de nossa experiência. Altamente Recomendado

Paseando entre la antiguedad

Una de las visitas más enrriquecedora de Roma son los museos Vaticanos. Puedes disfrutar de su contenido , como esculturas, restos de monumentos, pinturas..., y de su contenido, porque sus edificios son en si una obra de arte, con sus techos y salas decoradas con mucha elegancia.
Lo que si es verdad es que cuando estubimos había una gran cantidad de gente visitándolos , en julio, y claro llega a ser un poco agobiante , pero ya se sabe en época de vacaciones de verano todos solemos disfrutar las vacaciones .
Aquí os dejo una muestra interesante de nuestra experiencia. Muy recomendable
María Carmen García Moraleda
Ver fotos de Fabio Lomeña

Quando eu finalmente diante do laocoo...

Quando eu finalmente diante do Laocoonte e seus filhos eu percebi que Michelangelo teria sentido ..... Agora que todo mundo tinha saído há necessidade de aprofundar a discussão sobre possíveis origens ou posições de risco dos membros ausentes, agora foi a vez, teve a oportunidade de passar, realmente, toda a sua atenção. Tão absorto, de pé, independentemente do frio da manhã ou a necessidade de descanso, seus olhos varreram cuidadosamente cada detalhe desta escultura poderoso. A cena não era desconhecida, de fato, tinha memorizado as palavras de Virgílio para esta ocasião desde vê-lo pela primeira vez para ser descoberto: "Com tanto luta mãos para desbloquear os nós apertados, de costas encharcado de lodo preto e veneno; seu rugido para o céu encheu o ar como o rugido de um touro ferido fugir do altar, depois de ter sacudido o machado ruim incorporado em seu pescoço. " Mas as palavras do poeta pálido ao lado do mármore. Lanternas com seu jogo de luz e sombras parecem respirar a vida na pedra, apesar da sujeira que ainda rodeia quase pode ouvir os seus gritos. Nenhum escultor cabelo erizarle conhecido tinha começado. Sem dúvida, esta escultura do passado é especial, especialmente a figura central, forçou sua pose, seus músculos poderosos impotente, a proximidade de sua própria morte em seu rosto contorcido ... Seria muitas ocasiões depois disso que as longas horas na frente de Laocoonte inspirar seu gênio.

Cuando por fin pude estar frente al Lacoonte y sus hijos me imaginé qué habría sentido Miguel Ángel.....

Ahora que todos se habían marchado no había necesidad de seguir discutiendo orígenes ni aventurar posturas posibles a los miembros ausentes, ahora era su momento; tenía la oportunidad de dedicarle, de verdad, toda su atención. Así que absorto, de pie, sin importarle el frío de la madrugada ni la necesidad de descanso, sus ojos recorrían con detenimiento cada detalle de aquella poderosa escultura. La escena no le era desconocida, de hecho, había memorizado las palabras de Virgilio para esta ocasión desde que la viera por primera vez al ser descubierta:

"Con ambas manos pugna por destrabar los apretados nudos; su lomo empapado en baba y veneno negro; su rugido a los cielos el aire llena como los bramidos de un toro herido escapando del altar habiendo sacudido el hacha mal encajada en su cuello".

Pero las palabras del poeta palidecen ante el mármol. Las antorchas con sus juegos de luces y sombras parecen dar vida a la piedra, a pesar de la suciedad que aún la envuelve casí puede oír sus lamentos. Ningún escultor conocido había conseguido erizarle el vello. Sin lugar a dudas esta escultura de tiempos pasados es especial, sobre todo la figura central; su pose forzada, su poderosa musculatura impotente, la cercanía de su propia muerte reflejada en su rostro desencajado... Serían muchas las ocasiones después de ésta que las horas muertas frente a Laocoonte inspirarían su genio.
Fabio Lomeña
Ver fotos de Patricia Jim

Os museus do vaticano não desapontam

Os Museus do Vaticano são deve ver quando você vai para Roma. Nós compramos a entrada lá, não tinha comprado algo online e se assustaram com as possíveis filas e temos a surpresa de que nenhum fila para comprar ingressos, mas eu acho que vai depender das datas e dias. Admissão por pessoa para os Museus do Vaticano e Capela Sistina, custa 16 €. Alugamos algumas guias de áudio custam 7 € cada. Eu tenho que dizer que valeu a pena, porque o guia de áudio lhe diz um monte de coisas super interessante e é bastante completo. Estávamos assistindo as diferentes salas em um ritmo normal, parando o que mais nos interessava. Passamos cerca de 4 horas para ver todo o museu e da Capela Sistina ... Jantar no museu há vários cafés e uma pizzaria, onde pode comer algo rápido, tomar um café ou refrigerante.

Los museos vaticanos no defraudan

Los museos Vaticanos son visita obligatoria cuando uno va a Roma.
Nosotros compramos la entrada allí, no la habíamos comprado online y fuimos algo asustados por las posibles colas y nos llevamos la sorpresa de que no había cola para comprar los tickets, aunque supongo que eso dependerá de las fechas y de los días.
La entrada por persona para museos vaticanos y Capilla Sixtina cuesta 16€. Nosotros alquilamos unas audioguías que cuestan 7€ cada una. Tengo que decir que mereció la pena la audio-guía pues te explica un montón de cosas super interesantes y está bastante completa.

Fuimos viendo las diferentes salas a un ritmo normal, deteniéndonos en lo que más nos interesaba. Le dedicamos unas 4 horas para ver todo el museo y la capilla Sixtina... Para comer, dentro del museo hay varias cafeterías y una pizzeria donde se puede comer algo rápido, tomar un café o un refresco.
Patricia Jim
Ver fotos de Arantxa Jiménez

Fantstico ...

Existem várias opções para visitar os Museus do Vaticano. Um dos mais abrangente para visitar em seu próprio país é dos Museus do Vaticano e Capela Sistina, que tem um preço de 15 € + 4 € para compra antecipada. Outra opção é juntar um grupo liderado por um funcionário do museu, mas você precisa reservar com antecedência e os custos de € 31 por pessoa. Lembre-se que eu estou sempre falando sobre a opção de Museus do Vaticano e Capela Sistina. Há outras combinações que também incluem Basílica de São Pedro, mas ser avisado de que a entrada é gratuita, exceto para a subida ao Dome. Para reservar: ' http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?weblang=it&do'

Fantástico...

Existen varias opciones para visitar los museos vaticanos. Una de las opciones más completas para visitarlo por tu cuenta es la de Museos Vaticanos y Capilla Sixtina que tiene un precio de 15 € + los 4 € por comprarlo por adelantado.
Otra opción es unirte a un grupo guiado por un empleado del museo, pero tienes que reservarlo con bastante anterioridad y cuesta 31 € por persona.
Recordad que siempre estoy hablando de la opción de Museos Vaticanos y Capilla Sextina. Hay otras combinaciones que incluyen además la Basílica de San Pedro, pero os aviso que la entrada es gratuita, a excepción de la subida a la Cúpula.
Arantxa Jiménez

Informação Museus Vaticanos