Você curte Túnel da Guerra?

Túnel da Guerra

6 opiniões sobre Túnel da Guerra

Ver fotos de paulinette

O túnel da guerra é um lugar incrível...

O túnel da guerra é um lugar incrível. É a casa de uma família normal, que durante a guerra e a invasão de Sarajevo pelo exército juguslavo, ofereceu construir um túnel que saíria debaixo da sua casa, na zona livre, passaria por baixo do aeroporto, zona neutra controlada pela ONU, para alcançar a zona ocupada, e o centro da cidade. O túnel, que mede mais de 800 metros de comprimento, permitiu aos 300 000 habitantes de Sarajevo receber comida, mas também gasolina e armas, durante os três anos que duraram o bloqueio militar. O túnel levou 4 meses a ser construido, durante os quais centenas de pessoas morreram ao tentar passar pelo aeroporto para ir à zona livre comprar comida para a sua família. Desde que o túnel foi aberto, puseram-lhe carris e os vagões faziam viagens sem parar. Com coragem, as pessoas aprenderam a sobreviver, e a não abandonar a sua cidade. Havia mais comida, mas graças ao túnel também se puderam resgatar os mais feridos e levá-los à zona livre, e ter um cabo telefónico para comunicar com o mundo exterior. O museu conta a história do túnel, e os donos continuam a viver na casa.
paulinette
Ver fotos de vero4travel

Um lugar inesquecível

Um dos locais que queríamos ver em minha visita aos Balcãs foi o túnel de guerra em Sarajevo, é um espetacular, na periferia da cidade (você estará jogando ir de transportes públicos, de eléctrico + ônibus) ou contratar um tour privado, dependendo do tempo e do dinheiro é melhor você ter uma opção ou outra. Uma vez que você chegar lá, você percebe a importância do lugar, uma família pobre decide ajudar o exército bósnio criar um túnel que leva você a partir do partido sitiada (Sarajevo) para a zona clara (onde se situa o aeroporto), por meio de que os animais do túnel, comida, bebida, cigarros, armas ... tudo que eu precisava a cidade e os cidadãos para sobreviver o maior sítio da era moderna é transmitida. Durante a visita podemos Um pequeno vídeo, mais um mini-chat onde discutimos a importância dle túnel, chamado de guerra ... embora pudesse ter sido apelidado de esperança, através deste túnel sobreviveu a uma cidade por 4 anos !.

Un lugar inolvidable

Uno de los lugares que quería conocer en mi visita a los balcanes era el Túnel de la guerra en Sarajevo, es un lugar espectacular a las afueras de la ciudad (te tocará ir en transporte público , tranvía + bus) o contratar un tour privado, dependiendo del tiempo y del dinero que tengas será mejor una opción u otra.

Una vez llegas allí te das cuenta de la importancia del lugar, una familia humilde decide con la ayuda del ejército bosnio crear un túnel que llevará desde la parte sitiada (Sarajevo) hasta la zona libre (donde se encuentra el aeropuerto), a través de ese túnel se transporta animales, comida, bebida, cigarrillos, armamento... todo lo que necesitaba la ciudad y los ciudadanos para sobrevivir al mayor sitio de la era moderna.

En la visita nos podrán un vídeo explicativo además de una mini charla donde nos comentarán la importancía del túnel, llamado... el de la guerra aunque podría haber sido bautizado como el de la esperanza, gracias a este túnel sobrevivió una ciudad durante 4 años!!!.
vero4travel
Ver fotos de Montserrat Rodríguez Espino

Oi tudo, eu gostaria de compartilhar ...

Oi tudo, eu gostaria de compartilhar algo que aprendi e experimentado durante a minha visita a Sarajevo durante estes dias. Felizmente, meu companheiro de viagem e tive a grande sorte de encontrar um soldado espanhol que trabalha para a OTAN e é atualmente sediado na cidade que eu acho que ninguém deixaria indiferente em todos os aspectos, mas principalmente sobre o sofrimento que teve de passar toda a aldeia bósnia após ataques cruéis e constante por parte dos sérvios. O túnel de Sarajevo é apenas uma amostra da ingenuidade de um povo sob cerco durante quase três anos, teve que encontrar soluções para aliviar, entre outras coisas, a fome. Estou anexando um par de fotos. No primeiro caso, um mapa. Nele, podemos ver como Sarajevo é cercada por morros altos foram ocupadas por sérvio elejército e isso permitiu-lhe a gestão de toda a cidade. Tambén aparece como a área ocupada pelo aeroporto é a única saída natural do vale. Nesta auxílio Internacional veio como Paulinete nos disse, com o qual estas famílias construído o túnel de travessia em toda a largura da faixa. A segunda foto no túnel.

Hola a todos,

Me gustaría compartir algo de lo aprendido y vivido durante mi visita a Sarajevo durante estos días. Afortunadamente mi compañero de viaje y yo tuvimos la enorme suerte de conocer a un soldado español que trabaja para la OTAN y que actualmente está destinado en esta ciudad que creo que a nadie dejaría indiferente en todos los aspectos, pero sobre todo, en cuanto al sufrimiento que ha tenido que pasar todo el pueblo Bosnio tras los ataques crueles y constantes por parte de los Serbios. El túnel de Sarajevo no es más que una muestra del ingenio de un pueblo que sitiado durante casi tres años, tuvo que buscar soluciones para poder paliar, entre otras cosas, el hambre. Adjunto un par de fotos. En la primera, aparece un mapa. En él podemos observar cómo sarajevo se encuentra rodeada de altas colinas que estaban ocupadas por elejército Serbio y que le permitia el contro de toda la ciudad. Tambén aparece cómo la zona ocupada por el aeropuerto es la única vía de salida natural de dicho valle. Por éste llegaba la ayuda Internacional tal y como nos ha dicho Paulinete, con lo cual éstas familias construyeron el túnel cruzando por debajo todo el ancho de la pista. La segunda foto en del interior del túnel.
Montserrat Rodríguez Espino

O túnel de guerra é um lugar incrível...

O túnel de guerra é um lugar incrível. É a casa de uma família como qualquer outra, que, durante o cerco de Sarajevo pelo exército iugoslavo, sugeriu que um túnel que saiu correndo da adega ser construído na zona desocupada, passou por baixo do aeroporto área da ONU para chegar à área ocupada, eo centro da cidade. O túnel, que mede 800m de comprimento, permitiu que os 300 mil habitantes de Sarajevo para comprar comida, mas também armas e gasolina durante os três anos de cerco. Levou quatro meses para ser construído, durante a qual centenas de pessoas perderam suas vidas tentando passar por outros caminhos abertos para obter suprimentos. Após a abertura do túnel, não lançou os trilhos e as idas e vindas dos carros eram incessantes. A solidariedade do povo e sua bravura lhes permitiu sobreviver durante o longo cerco da história, e não a desistir de sua cidade. A comida era mais abundante, mas graças ao túnel também era capaz de mover as pessoas a tratá-los seriamente ferido, e uma linha telefônica para a cidade para continuar conectado com o exterior. O museu conta a história do túnel, e os donos da casa ainda estão lá, o que é emocionante.

Le tunnel de la guerre est un endroit incroyable. C´est la maison d´une famille comme les autres, qui durant le siège de Sarajevo par l´armée Yougoslave, a proposé que l´on construise un tunnel qui partait de sa cave, en zone libre, passait sous l´aéroport, zone de l´ONU, pour rejoindre la zone occupée, et le centre de la ville.

Le tunnel, qui mesure 800m de long, a permis aux 300 000 habitants de Sarajevo de s´approvisionner en vivres, mais aussi en armes et en essence, durant les trois ans de siège. Il a mis quatre mois à être construit, durant lesquels plusieurs centaines de personnes ont perdu la vie en essayant de passer par d´autres chemins à ciel ouvert pour aller se ravitailler. Une fois le tunnel ouvert, on y posa des rails et les allers retours de wagons furent incessants. La solidarité des habitants et leur bravoure leur ont permis de survivre le plus long siège de l´histoire, et de ne pas abandonner leur ville.

La nourriture était plus abondante, mais grâce au tunnel on a également pu faire passer les gens sérieusement blessés pour les soigner, et une ligne de téléphone pour que la ville reste connectée avec l´extérieur. Le musée raconte l´histoire du tunnel, et les propriétaires de la maison sont toujours là, ce qui est émouvant.
patojo
Ver fotos de Manuel Vállez Rodríguez