Você curte Chinchero?

Chinchero

18 opiniões sobre Chinchero

Ver fotos de Clarissa Donda Nazareth

Tecelãs peruanas: ok, uma visita para turistas. mas vale a pena.

Taí um passeio típico, feito para turistas, mas que vale a pena. Nessa localidade, são organizadas visitas a uma casa onde as tecelãs peruanas fazem os típicos mantos e tecidos do país, todos coloridos e adornados com desenhos típicos.
O bacana é ver o processo, explicado passo a passo: desde a fiação dos pelos de lhama e alpaca, sua lavagem e até sua coloração, feita totalmente com flores, folhas e raízes naturais, cozidas e fervidas em água. O processo é todo contado aos poucos, mostrando inclusive o tear onde elas trabalham.
Claro, todo o processo visa a venda de produtos (os mantos) no final aos turistas, mas taí algo que até afz a gente considerar a compra: é a lembrança e o testemunho de um trabalho totalmente manual, super tradicional e que é a essência do povo peruano. E nós, como viajantes, ajudamos da nossa forma.
Ah, os produtos até são caros (trabalhos manuais, né?). Mas conversar com as tiazinhas, ali, não tem preço!
Clarissa Donda Nazareth
Ver fotos de Os Caminhantes Ogrotur

Chinchero há 28 km de cusco, outra ci...

Chinchero há 28 km de Cusco, outra cidade integrante do Boleto Turístico del Cusco e do roteiro do Vale Sagrado dos Incas.

Local famoso pelo mercado dominical, originalmente dedicado ao “trueque” (troca de produtos) entre os habitantes da região.
Nesta cidade, chegamos já depois do entardecer e visitamos um local onde vimos a demonstração da produção artesanal de produtos da lã, desde sua tosquia, o branqueamento com cinzas, o tingimento com produtos orgânicos locais, sua tecelagem e depois a venda finalmente dos produtos, pelas artesãs locais
Os Caminhantes Ogrotur
Ver fotos de Flavia Ramos
Flavia Ramos
Ver fotos de Carlos Olmo

Chinchero, pessoas incas

Chinchero é uma pequena cidade a 30 km de Cusco, no Vale Sagrado. Preserva importantes vestígios do império Inca, e tem um mini museu arqueológico com peças interessantes, mas o melhor de minha visita é que eu concordei com um conjunto de pessoas, para 200 pessoas, o que, na praça principal, organizou a distribuição de lugares para o mercado. Eles média montagem Quechua castelhano média, e entre eles foram chamados de companheiros, todos muito cordiais, mas defender os seus direitos. É quase 4.000 metros e as pessoas que habitam as construções incas quase intactos, o clima é severo pela altitude, e estar em um planalto andino alta. Sua localização é estratégica, pois está na junção de três estradas que ligam Cusco e Pumamarca Yucay.

Chinchero, pueblo inca

Chinchero es un pequeño pueblo a 30 km de Cusco en dirección al Valle Sagrado. Conserva vestigios importantes de su pasado inca, y tiene un mini museo arqueológico con piezas interesantes, pero lo mejor de mi visita es que me coincidió con una asamblea de gente, unas 200 pax, que en la plaza principal, organizaban el reparto de puestos para el mercado.

Hicieron la asamblea medio en quechua medio en castellano, y entre ellos se llamaban compañeros, todo bastante cordial pero defendiendo sus derechos.

Está a casi 4,000 msnm y la gente habita las construcciones incaicas casi intactas, el clima es duro por la altitud, y por estar en una planicie alto-andina . Su ubicación es estratégica por estar en el cruce de tres caminos que conectan Cusco, Yucay y Pumamarca.
Carlos Olmo
Ver fotos de SerViajera

O que vai chinchero que eu gostava ta...

O que vai Chinchero que eu gostava tanto. É muito alto, mais de Cuzco, 3.800 metros, em um prado no Vale Sagrado. Não parece cuidados, tranquilos, pedras no Inca pedras, virando seu quadrado de grama e sua igreja colonial delicioso. Por Chinchero me mudou assim? Será parte da tarde, a cor do céu. Ou talvez suas mulheres, seus tecidos incomparáveis, seus trajes coloridos, sua conversa cansado, sua mamã, da falta, compra-me uma coisa ... Eu gostaria de ter todos os ponchos, mantas e cobertores para a minha casa, colocar a mão em todos eles, pegue a sua textura, sua idade, sua arte, sua cor. No entanto, está escrito que eu amo, um fundo violeta incrível manto pendurado sozinho parede de terra. Eu olho para ele e acho que é meu, eu quero isso para a minha casa, quero saber quanto custa. Susana já, mamãe me diz, um mês, levou-me tecer. Eu acredito em você. Eu não tenho dinheiro suficiente, Susana. Ele levou a Cuzco, diz ele. Não, eu respondo, eu prometo que vou voltar. Será que ele vai voltar para Chinchero, Maria, ele pede Susan, incrédulo. Sim, Susan, e eu vou comprar novamente. Dentro de uma semana, de ônibus de Cuzco, fui procurar meu manto de púrpura. O lugar não era Susan, mas assim que eu nomeei o homem que me atendeu me perguntou se eu era Maria. Ele me pediu para esperar, ele correu, e depois, vermelho para a corrida, apareceu Susana. Seu rosto desfigurado por surpresa. 'Miss Mary, Miss Mary, tem sido ... -Eu disse a Susan que eu ia voltar ... Eu paguei 120 soles sem regatear. Feliz, abraçando meu cobertor, desci o morro para a estrada. O ônibus de volta para Cuzco levou cerca de 2 horas para ir ...

Qué tendrá Chinchero que me ha gustado tanto. Está altísimo, más que Cuzco, a 3800 metros, en una pradera sobre el Valle Sagrado. Allí aparece tendido, tranquilo, piedras sobre piedras incas, girando alrededor de su plaza de pasto y de su maravillosa iglesia colonial. ¿Por qué Chinchero me ha emocionado así? Será la hora de la tarde, el color del cielo. O tal vez sus mujeres, sus incomparables tejidos, sus vestimentas coloridas, su hablar cansino, su mami, mamacita, señorita, cómpreme algo...
Querría llevarme todos los ponchos, aguayos y mantas a mi casa, pasar la mano por todos ellos, acaparar su textura, su vejez, su arte, su color. Sin embargo está escrito que me enamore de uno, de un aguayo increíble de fondo violeta que cuelga solitario de una pared terrosa. Lo miro y pienso es mío, lo quiero para mi casa, pregunto cuánto cuesta. Susana lo ha hecho, me dice mami, un mes me ha llevado tejerlo. Le creo. No me alcanza el dinero, Susana. Se lo llevo a Cuzco, me dice. No, contesto, prometo que voy a volver. ¿Volverá a Chinchero, María?, me pregunta Susana, incrédula. Sí, Susana, volveré y te lo compraré.

A la semana, en bus desde Cuzco, fui en busca de mi aguayo violeta. En el lugar no estaba Susana, pero ni bien la nombré, el hombre que me atendía me preguntó si yo era María. Me pidió que esperase, salió corriendo, y en seguida, roja por la carrera, apareció Susana. La cara se le desfiguraba por la sorpresa.
-Señorita María, señorita María, ha venido...
-Te dije Susana que iba a volver...
Pagué los 120 soles sin regatear. Feliz, abrazada a mi manta, bajé por la cuesta hasta la carretera. El bus de vuelta a Cuzco tardó como 2 horas en pasar...
SerViajera
Ver fotos de Marie & Matt
Marie & Matt
Ver fotos de Almudena

É a 28 km de cusco e cercado por chic...

É a 28 km de Cusco e cercado por Chicon snowcapped e Veronica. É uma cidade onde a pedra é o protagonista. É um dos poucos lugares que preserva visivelmente o Inca desenho urbano. Em seu lugar ainda apreciar as paredes de pedra com nichos trapezoidais, nesta praça marcas no mercado domingo tradicional, que ainda é praticado permuta ou troca. A igreja foi construída utilizando-se como base as paredes de calcário que correspondiam a um grande palácio. Foi já na década de 60 deste século, quando o palácio foi descoberto sob o Inka templo católico, tem belos afrescos, a pena é que ele não permite fotos que são levados para lá de fora.

Está a 28 kilómetros de Cusco y rodeado por los nevados de Chichón y Verónica. Es un pueblo donde la piedra es protagonista. Es uno de los pocos lugares que conserva de manera visible el trazo urbano inca. En su plaza aún se aprecian los muros de piedra con nichos trapezoidales, en esta plaza se celebra el tradicional mercado dominical, en el que todavía se practica el trueque o intercambio. La iglesia fue construída utilizando como cimientos los muros de piedra calcárea que correspondieron a un gran palacio. Fue ya en la década del 60 en este siglo cuando se descubrió el palacio Inka debajo del templo católico, tiene unos frescos maravillosos, la pena es que no permiten fotos con lo que las que hay están tomadas desde fuera.
Almudena
Ver fotos de Viaja por Libre
Viaja por Libre
Ver fotos de LAURENT PERUGIA
LAURENT PERUGIA
Ver fotos de La Casa De Barro

Chinchero, a narrativa de um viajante

Depois de caminhar por uma estrada pavimentada, no meio da manhã de neve mostrar que estamos prestes a chegar, depois de um determinado número de milhas que veio a esta parte do Peru, conhecida como a terra do arco-íris é chamado Chinchero de modo que quando chove o arco-íris aparece e iluminando toda a aldeia é que este fenômeno natural, incas era um símbolo da divindade. Alguns moradores dizem-nos que não se pode olhar para o arco-íris, sem cobrir a boca, porque isso poderia pudrirles dentes, muito menos para apontar dedos, porque então eles poderiam comer fora os ossos, até mesmo as empregadas domésticas evitam por causa da surpresa deles no campo poderia impregná-los, aqui estão algumas superstições que mantêm viva a população ao longo do tempo. Então, Chinchero, uma cidade localizada na província de Urubamba, 31 km e meia da cidade de Cusco. Ele está localizado entre a junção de três formas interligadas: Cusco, Yucay e marca Puma, anteriormente durante Tahuantinsuyo este era o caminho que leva a Machu Picchu, esse caminho conduziu chasquis carteiros ou e-mail, assim, viajar 100 km por dia para chegar ao seu destino. Chinchero está localizada 3.780 metros acima do nível do mar e é agora uma população de mais de 15.000 habitantes. Localizado em uma cidade pré-hispânica antiga, ainda mantém um legado Andina se reflete nos costumes, a língua Quechua e costumes ancestrais, mas é uma pequena cidade com uma rica herança cultural e patrimonial, preservando a essência dos Incas, combinados em um cruzamento com o colorido costubres cristãs; Isso se reflete, por exemplo, no mercado de domingo, tendo como pano de fundo a antiga igreja colonial, sendo esta uma maior atividade no lugar turístico de tração. Em 1572 o vice-rei Toledo fundou a doutrina de Nossa Senhora de Montserrat Chinchero e foi ele que ordenou a construção da igreja católica que fica na praça principal, a igreja foi concluída em início de século XVII, em 1607 para ser exato, é o ano em que vemos nas inscrições estão localizados em um dos quatro arcos que estão no local. Nos anos 60, foi descoberto que a igreja foi construída em paredes de calcário esculpidos, que antes pertenciam a um palácio dentro do palácio está cheio até a altura de seu telhado com terra trazida de outro lugar, para servir como base para a construção deste monumento e símbolo de conquista Virreynal. No outro extremo da igreja há um outro ótimo lugar que agora é a praça principal da aldeia de Chinchero, em suas extremidades, tem uma parede trapezoidal contendo nichos que mostram seu tamanho, que pode facilmente acomodar uma pessoa de pé, aparentemente tempos imemoriais foram usados ​​para armazenar múmias e ídolos anteriores nobres cerimônias ancestrais, e considerar que no passado eram considerados benfeitores Apus ou espíritos. No centro desta praça que colocar um busto que foi feito em memória de Mateus Pumacahua (herói da independência peruana), que aparentemente nasceu na casa que está localizada em frente a ele, esta casa foi construída com um pequenos arcos e janelas semicirculares no segundo andar. Como a história foi chefe Mateo Pumacahua Chinchero e espanhol exército Brigadeiro, este homem lutou contra a revolução de Tupac Amaru II ajudando a sua derrota em 1781, no entanto, após a queda do grande chefe de tinta, o comandante Matthew Pumakahua tinta fresca (pintura sobre uma superfície é colorida dissolvido em água de cal) acima da porta que estava meio ponto na Igreja Matriz de Chinchero uma representação da batalha final, na qual a Virgem é observado em Monserrat padroeira também da Catalunha, localizado no centro da pintura colocando à esquerda da virgem, a batalha final contra Tupac Amaru, que era representado como uma serpente no meio do caos tremendo e ele representado como um puma com ganhar posição e alegoricamente mostrando a derrota das tropas rebeldes, à direita da Virgem, vemos a celebração desta vitória que curiosamente coincide com a presença de San Pedro e San Pablo carregando em suas mãos as chaves do céu. Dentro desta igreja também encontrar uma tela que foi pintado por um artista Escola Quechua Cusco em 1693, esta pintura representa de novo a Virgem de Monserrat acompanhado por anjos que dividem a montanha. Mateus queria para compensar irregularidades Pumacahua ele cometeu contra seu povo e sua raça se juntar à rebelião dos irmãos para, assim, luta contra as tropas espanholas Angulo, mas suas idéias de liberdade e indenpencia ficar truncada, sendo espancado e depois enforcado em um arco Sicuanien 1814. Amanhecer dom dos Incas e precoce, chegando a fornecedores e compradores do mercado e figurinos coloridos cobertos com o homem adulto típico vestindo uma mantera (domingo traje de festa) também poncho de lã (símbolo da mistura cultural) suplementado com sandálias clássicas (calçados de couro chamado). Enquanto isso, as mulheres usam llicllas, jaquetas e saias em pano preto, preso ao corpo com tiras ou chumpis, eles enfeitam suas cabeças com duas tranças juntos fios de arame com cores diferentes. Penteados Chinchero meninas são normalmente feitas um pouco complexo, arrumar sua cabeça até 120 agrupados em duas tranças muito finas. A maioria das pessoas que afluem é fêmea, pois desta forma oferecer melhor seus produtos agrícolas, essas mulheres são agrupados de acordo com de onde vêm e também de acordo com os produtos que oferecem, uma vez que estão localizado, começa a transação lendária. Como mencionamos a atração principal desta aldeia tradicional é a feira, que acontece todo domingo de manhã no mercado indiano, que é um dos mais típicos e recomendados na região permanecem vivas até mesmo como as velhas formas escambo, que é convertido desde as primeiras horas, a estrela da troca, e nos dá a sensação de que o tempo está ainda nesta parte do Peru, como esta é uma tradição que o lugar conseguiu manter apesar do avanço de modernidade. É praticada a bens de origem e vários produtos muitas vezes são trocados como frutas tropicais, folhas de coca, ou de sal Maras para produtos locais, tais como batatas, feijão, ollucos, etc Também aqui é um mercado para os turistas com vários tecidos destacando artesanato local muito bem feito, ao contrário de outros mercados onde os comerciantes são estrangeiros, os comerciantes estão aqui plebeus aldeia natal, que também ajuda a estrangeiros para obter bons preços para qualidade têxteis tradicionais.

Chinchero, narracion de un viajero

Después de transitar por una carretera asfaltada, en el medio de la madrugada los nevados nos avisan que estamos a punto de llegar, tras haber recorrido una serie de kilómetros llegamos a esta parte del Perú, conocida como la tierra del arco iris, Chinchero es llamada así, por que al llover el arco iris aparece iluminando todo el poblado y es que para los incas este fenómeno natural era un símbolo de divinidad. Algunas personas del lugar nos cuentan que no se puede mirar al arco iris sin taparse la boca porque este podría pudrirles los dientes, mucho menos señalarle con los dedos porque entonces les podría carcomer los huesos, incluso las doncellas le huyen, porque de sorprenderlas en el campo podría embarazarlas, estas son algunas supersticiones que la población mantienen viva a través del tiempo.

Así es chinchero, un pueblo que se encuentra en la provincia de Urubamba, a 31 Km. y medio de la ciudad del Cusco. Esta ubicado entre el cruce de tres caminos conectados entre sí: Cusco, Yucay y Puma marca; antiguamente durante el Tahuantinsuyo este era el camino que llevaba a Machu Picchu, por este sendero los carteros o chasquis llevaban el correo recorriendo así 100 Km. diarios para llegar a su destino.

Chinchero se encuentra a 3780 metros sobre el nivel del mar y en la actualidad su población supera los 15 mil habitantes. Situado sobre un antiguo poblado prehispánico, conserva aún un legado andino que se ve reflejado en las vestimentas, la lengua quechua y costumbres ancestrales; es un pueblo pequeño pero con una gran herencia cultural y patrimonio, conservando la esencia de los incas, combinado en un colorido mestizaje con las costubres cristianas; ello se ve reflejado por ejemplo en la feria dominical teniendo como marco la antigua iglesia colonial, siendo esta actividad uno de los mayores a tractivos turísticos del lugar.

En el año 1572 el Virrey Toledo fundo La Doctrina de Nuestra Señora de Montserrat de Chinchero y fue él quien mandó a construir la iglesia católica que se encuentra en la plaza de armas; esta iglesia se termino de construir a inicios del siglo XVII, en 1607 para ser más exactos, es el año que apreciamos en las inscripciones que están ubicadas en uno de los cuatro arcos que hallamos en el lugar. En la década del 60 se descubrió que la iglesia se construyo sobre muros de piedra de cal labrada, que antiguamente pertenecieron a un palacio, el interior de este palacio se relleno hasta la altura de su techo con tierra traída de otros lugares, para que sirva como base para la construcción de este monumento Virreynal y símbolo de la conquista.

Al otro extremo de la iglesia encontramos otra gran plaza que ahora es la plaza principal del pueblo de chinchero, a sus extremos, tiene un muro que contiene nichos trapezoidales los cuales demuestran por sus dimensiones que fácilmente podrían albergar a una persona parada, al parecer en tiempo inmemoriables se empleaban para guardar momias de nobles e ídolos que precedían las ceremonias ancestrales, ya que hay que considerar que en tiempos pasados estos eran considerados Apus o espíritus benefactores. Al centro de esta plaza ubicamos un busto que fue hecho en memoria de Mateo Pumacahua (prócer la independencia peruana), quien al parecer nació en la casa que esta ubicada frente a él; esta casa fue construida con una pequeña arquería y ventanas de medio punto en el segundo piso. Según la historia Mateo Pumacahua fue cacique de chinchero y Brigadier del ejercito español, este hombre lucho contra la revolución de Tupac Amaru II ayudando a su derrota en el año 1781; sin embargo, tras la caída del gran cacique de Tinta, Mateo Pumakahua mando a pintar en fresco (pintura que se hace sobre una superficie con colores disueltos en agua de cal) encima de la puerta de medio punto que estaba en la iglesia principal de Chinchero una representación de la batalla final, en la cual se observa a la Virgen de Monserrat patrona también de Cataluña, situada en el centro de la pintura ubicando a la izquierda de la virgen, la batalla final contra Tupac Amarú, al cual lo representó en forma de serpiente en medio de un tremendo caos y a él representado en forma de puma con una posición de triunfador mostrando así alegóricamente la derrota de las tropas rebeldes; a la derecha de la virgen podemos apreciar la celebración de dicha victoria que curiosamente coincide con la presencia de San Pedro y San Pablo que llevan entre sus manos las llaves del cielo. En el interior de dicha iglesia también encontramos un lienzo que fue pintado por un artista quechua de la Escuela Cusqueña en el año 1693, este lienzo representa una vez más a la Virgen de Monserrat acompañada de ángeles que dividen la montaña.

Mateo Pumacahua quiso compensar la mala acción que cometió contra su pueblo y su raza uniéndose a la rebelión de los hermanos Angulo para de esta manera luchar contra las tropas españolas; sin embargo sus ideas de libertad e indenpencia se tornaron truncas; siendo derrotado y luego colgado en un arco en Sicuanien el año 1814.

Amanece el Sol de los Incas y muy temprano, llegan hasta el mercado vendedores y compradores cubiertos de trajes coloridos y típicos, el hombre adulto lleva una mantera (traje festivo de domingo) también un poncho de lana de oveja (símbolo del mestizaje cultural) complementado con las clásicas ojotas (calzado de cuero de llama). Por su parte las mujeres visten con llicllas, chalecos y polleras de bayeta de color negro, sujetadas al cuerpo con fajas o chumpis; ellas adornan sus cabezas con dos trenzas que unen con cordones de hilo de diferentes colores. las jóvenes de Chinchero suelen hacerse peinados un poco complejos, arreglan su cabeza hasta con 120 trenzas delgadísimas agrupándolas en dos. La mayor cantidad de gente que se reúne es del género femenino, ya que de esta manera ofrecen mejor su mercadería agrícola, estas mujeres se agrupan de acuerdo al lugar de donde provienen y también de acuerdo a los productos que ofrecen, una vez que se encuentran ubicados, empieza la legendaria transacción.

Como habíamos mencionado el mayor atractivo de este pueblito tradicional es la feria, la cual se lleva a cabo cada domingo por la mañana en el mercado indígena que es uno de los más típicos y recomendables en la región; se mantienen aún vivas viejas costumbres como el trueque, el cual se convierte desde tempranas horas, en la estrella del intercambio, nos da así la sensación de que el tiempo no pasa en esta parte del Perú, ya que esta es una tradición que el lugar a sabido mantener a pesar del avance de la modernidad. Esta tradición se practica para proveerse de bienes diversos y casi siempre se intercambian productos tropicales como frutas, hojas de coca, o sal de Maras por productos de la zona como papas, habas, ollucos, etc.

También aquí hay un mercado para turistas con diversas artesanía destacando los tejidos locales muy bien logrados; a diferencia de otros mercados donde los mercaderes son foráneos, aquí los comerciantes son comuneros nativos del pueblo lo que también ayuda a que los extranjeros puedan conseguir buenos precios por productos textiles tradicionales de calidad.
La Casa De Barro
Ver fotos de Paula Lizano
Paula Lizano
Ver fotos de Cesar Gayoso Gayoso

Crepúsculo em chincheros

Em frente à Igreja de Chincheros.

Anocheciendo en chincheros

Frente a la Iglesia de Chincheros.
Cesar Gayoso Gayoso
Ver fotos de Diego Gavilan

Têxteis e desenhos excelentes, pessoa...

Têxteis e desenhos excelentes, pessoas, bonito como em todo o Peru

Excelentes textiles y diseños, la gente, hermosa como en todo el Perú
Diego Gavilan

Um país com a sua paisagem, seu povo,...

Um país com a sua paisagem, seu povo, sua cultura e modo de sentir viver a vida e não deixar-lhe indiferente e seus homens de medicina nativos ensinar-lhe como funcionam e para enfrentar a vida.

Un país que con sus paisajes, sus gentes, su cultura y su forma de sentir y vivir la vida, no te deja indiferente y sus hombres medicina nativos te enseñan su forma de trabajar y de afrontar la vida.
proyinsol

O processo de lã,

muito interessante como eles limpar e mancha são apenas produtos naturais.

El proceso de la lana,

muy interesante ya que lo limpian y lo tiñen solo son productos naturales.
Lina Camila M

Informação Chinchero