Você curte O Templo de Jokhang, Lhasa, Tibete?

O Templo de Jokhang, Lhasa, Tibete

web

5 opiniões sobre O Templo de Jokhang, Lhasa, Tibete

Ver fotos de Rodrigo Nieto

Sem dúvida, o mais famoso dos templos...

Sem dúvida, o mais famoso dos templos budistas de Lhasa, no longínquo Tibete (O Tibet).

Você o encontrará na mesma Praça de Barkhor.

Centenas e centenas de tibetanos vindos de todos os cantos da região se reúnem nesse templo para rezar para o Buda. Crianças, adolescente, adultos, idosos, imortais... E digo isso porque vi como pessoas com mais de 80 anos flexionavam seu corpo ao orar, uma e outra vez.

Me sentei e observei em silêncio o murmúrio de todas as orações de uma só vez. Era como o som de um enxame de abelhas em harmonia, na mais pura harmonia.

Não saberia explicar, mas inebriava.

Jokhang é considerado patrimônio da humanidade, junto ao palácio de Potala. Sem dúvida, merecido pela sua beleza e energia.

É um templo de 4 andares (de onde você pode contemplar o majestoso palácio da Potala) e seus telhados cobertos de azulejos dourados espetaculares.

Na sua entrada há a figura de dois cervos dourados no centro de uma grande roda de dharma.

Seu interior é testemunha da imensa riqueza que vive nas suas paredes, Budas, melancolia, ensinamentos milenários e tudo descansando sobre um imenso silêncio.

Impõe quando você caminha, quando olha e, sobretudo sentir e escutar o enxame de gente que, como eu disse, é harmoniosamente entrópico.
Rodrigo Nieto
Ver fotos de Alfonso Navarro Táppero

Como dissemos no seu canto de super r...

Como dissemos no seu canto de super Rniega3 de Jokhang, estamos perante o principal templo do budismo tibetano em Lhasa, capital do Tibete. Esquecemos a esplêndida fachada de seus luxuosos interiores e até mesmo dezenas de peregrinos devotos acenando com a roda de oração e murmurar repetidamente o mantra Om Mani Padme Hum. Queremos nos concentrar no canto mais requintado, pelo menos para um servidor, este templo que nada mais é do telhado. Estou em Temple Terrace e para além da magnífica vista contemplo, com a silhueta do Palácio Potala como pano de fundo ea cacofonia de colorido praça do mercado de pulgas Barkhor em primeiro plano, a minha atenção está focada nos florões ornamentais revestidos principalmente por placas de ouro que pode ser visto ao longo de todo o telhado do edifício. Flags of Victory feito de metal e representam a vitória do Dharma sobre as negatividades e obstáculos, pináculos decorados com incisões que simbolizam os vários compromissos da prática budista, mantras escritos e relíquias de mestres antigos, tudo isso e muito mais pode ser encontrado em os telhados dos templos tibetanos e tudo coberto pelos intensos céus azuis apresentados nestas latitudes. Eis as fotos que acompanham este canto e você pode entender, eu espero, meu fascínio com as alturas destes prédios.

Tal y como nos ha contado Rniega3 en su estupendo rincón sobre Jokhang, nos hallamos frente al principal templo del budismo tibetano de Lhasa, la capital del Tibet.

Nos olvidamos de su espléndida fachada, de su fastuoso interior e incluso de las decenas de devotos peregrinos que agitan su rueda de oración y musitan una y otra vez el mantra Om Maní Padme Hum.

Nos queremos centrar en el rincón más exquisito, al menos para un servidor, de este templo que no es otro sino su tejado.

Me encuentro en la terraza del templo y aparte de la magnífica vista que contemplo, con la silueta del Palacio Potala como telón de fondo y la algarabía del colorista mercadillo de la plaza de Barkhor en primer plano, mi atención se centra sobre los remates ornamentales recubiertos en su mayor parte por placas doradas que se pueden contemplar a lo largo de toda la cubierta del edificio.

Banderas de la victoria realizadas en metal y que representan el triunfo del Dharma sobre las negatividades y obstáculos, pináculos decorados con incisiones que simbolizan los distintos compromisos de la práctica budista, mantras escritos y reliquias de antiguos maestros, todo esto y mucho más podemos encontrar en los tejados de los templos tibetanos y todo ello aderezado por el azul intenso que presentan los cielos en estas latitudes.

Contemplad las fotografías que acompañan a este rincón y podréis entender, espero, mi fascinación por las alturas de estos edificios.
Alfonso Navarro Táppero
Ver fotos de fredo

O mosteiro jokhang é o mais antigo em...

O Mosteiro Jokhang é o mais antigo em todo o Tibete desde que foi construído em 639. É o centro histórico de Lhasa, mais do que o Potala. Mais antigo no coração da preservado quatier histórico, o templo é muito ativo, e você vai ver hordas de peregrinos jogar platéia invocando Budas. O lugar respira incenso e iaque. Uma rua circular, o Barkhor, circunda o templo. ir ao redor !! O lugar é um shopping por si mesmo: monges mantos, pele de ovelha, insetos secos, cabeças de iaque, incenso, bugigangas inúteis, toda a qualidade mais do que medíocre, mas a preços ridículos. Pode-se passar horas. Para obter informações, os cheia monge 4 quartos (sem chapéu ou saco), lã clássica (iaque é mais caro), podem negociar com menos de 150 yuan (15 euros). O templo em si, apesar de muitas tentativas, eu nunca ter encontrado a entrada, e não é por falta de tentativa e perguntou.

Le Jokhang est le plus vieux monastère de tout le Tibet, puisqu'il a été érigé en 639. Il constitue le centre historique de Lhassa, bien plus que le Potala. Plus ancien, au cœur du quatier historique conservé, le temple est très actif, et vous pourrez voir les hordes de pélerins se jeter parterre en invoquant Bouddhas. L'endroit respire l'encens et le yack.
Une rue circulaire, le Barkhor, encercle le temple. faites le tour!!
Le lieu est un centre commercial à lui tout seul: habits de moines, peau de moutons, insectes séchés, têtes de yack, encens, bibelots inutiles, le tout de qualité plus que médiocre, mais à des prix ridicules. On peut y passer des heures. A titre indicatif, le complet de moine 4 pièces (sans chapeau ni besace), en laine classique (le yack est plus cher), peut se négocier à moins de 150 yuans (15 euros).

Le temple en lui-même, malgré de nombreuses tentatives, je n'en ai jamais trouvé l'entrée, et ce n'est pas faute d'avoir demandé et essayé.
fredo
Ver fotos de Lapin

Para a entrada do jokhang? simples, b...

Para a entrada do Jokhang? Simples, basta seguir o fluxo. Na foto as visitas de porta da frente para os turistas são entradas separadas reservadas para os peregrinos. A adição mais legal para as salas de oração do próprio templo, o telhado ou se tem uma excelente vista para o Potala ..e o resto da cidade tibetana.

Pour l'entrée du Jokhand ? Simple , il suffit de suivre le flot .
Sur la photo la porte d'entrée

Les visites pour touristes sont distinctes des entrées réservées aux pèlerins.
Le plus sympa , outre les salles de prières du temple lui même , c'est le toit d'ou l'on a une vue superbe sur le Potala ..Et le reste de la ville tibétaine .
Lapin
Ver fotos de Jordi Cerdà

Peregrina no tibete

É incrível como a religião, o budismo, faz parte da vida dos tibetanos. Um pode passar horas observando os peregrinos de outras partes do Tibete, girando no sentido dos ponteiros do relógio em torno do templo de Jokhang na capital Lhasa. Eles carregam uma roda de oração, girando sem parar. Uma experiência inesquecível.

Peregrina en tibet

Es sorprendente ver como la religión, el budismo, forma parte de las vidas de los tibetanos. Uno puede pasarse horas contemplando los peregrinos, procedentes de otras partes del Tibet, dando vueltas en el sentido de las agujas del reloj alrededor del templo de Jokhang, en la capital Lhasa. Llevan consigo un molinillo de oraciones, que hacen girar sin cesar. Una experiencia inolvidable.
Jordi Cerdà

Informação O Templo de Jokhang, Lhasa, Tibete