Você curte Saragoça?

Saragoça

43 opiniões sobre Saragoça

Ver fotos de macmuseo

A nossa experiência entre os dias 23,...

A nossa experiência entre os dias 23, 24 e 25 de Junho deixou-nos um sabor agri-doce na visita efectuada a este acontecimento. Passo a explicar-me.
Aspectos negativos: Pavimento em mau estado uma semana depois da sua inauguração, preços exagerados nos pavilhões e lojas de lembranças; o Icebergue tinha uma quebra na parte inferior de um dos seus elementos que tinha sido reparado no momento; na entrada para o espectáculo de "El Hombre Vertiente" ter comprado o bilhete antes ou não era indiferente, uma vez que as filas que discriminavam esta circunstância entravam ao mesmo tempo; no Aquário, era necessário comprar um folheto à entrada e já a terminar a visita, não se podia sair do recinto sem passar pela tenda das lembranças que estava um andar acima de onde a visita terminava. Uma loucura!; ao terminar os espectáculos nocturnos na Praça de Aragão e sair do recinto, era preciso atravessar toda a Expo para ir para as saídas, enquanto que a porta das autoridades e de pessoal de serviço estava ao lado da Praça; no pavilhão Oikos alguns aparelhos não estavam a funcionar. A explicação dos voluntários era que estavam avariados e que não iam ser reparados até dois ou três dias depois. Incrível! Uma avaria ocorrida no pavilhão da Alemanha foi reparada no momento pelos seus próprios técnicos; Em muitos dos pavilhões faltava informação sobre os respectivos países como consequência da greve dos transportes. Onde está a fama de improvisadores, que nós os latinos temos?; no pavilhão da Água Extrema, a plateia central circular móvel não se moveu em nenhuma altura porque haviam eliminado esse efeito porque se havia estragado o mecanismo, mas mesmo assim continuavam a dar espectáculos; no pavilhão da América Latina fazia o calor típico das ilhas das Caraíbas e ficamos na dúvida se seria uma avaria no ar condicionado ou um efeito propositado; A construção da Expo foi realizada sobre um terreno de terra muito fértil, na qual se cultivavam excelentes frutas, legumes e hortaliças. Não havia outro sítio mais apropriado e com menor custo ecológico?
Aspectos positivos: Alguns dos pavilhões eram de excelente construção e tinham conteúdos muito interessantes: Alemanha, Japão; Marrocos, Tailândia... O problema foram as enormes filas em alguns deles, mas valeu a pena; o pavilhão da Água é uma maravilha arquitectónica e a sua iluminação nocturna é um espectáculo; o espectáculo do Circo do Soleil foi muito bom; o trabalho dos voluntarios, salvo algumas excepções, foi de mérito; os espectáculos na Praça de Aragão foram de uma elevada qualidade; o espectáculo do Icebergue foi de uma creatividade muito alta; na noite de São João assisti ao maior espectáculo de pirotecnia que já vi; e o melhor de tudo, a infraestrutura que a Expo deixou e que vai permanecer.
macmuseo
Ver fotos de paulinette

Saragoça é uma cidade muito bonita, p...

Saragoça é uma cidade muito bonita, pela qual muita gente passa sem querer dedicar tempo a visitá-la, mas definitivamente vale a pena perder um par de dias.
Encontra-se muito bem localizada entre Madrid e Barcelona, e nos dias de hoje apenas se demora uma hora e meia com o AVE; até se pode visitar num dia e voltar de noite. Há também autocarros com a companhia ALSA para Madrid e Barcelona, e a companhia aérea "low-cost" Ryanair voa ao pequeno aeroporto da cidade.
A parte velha da cidade tem mais de 2000 anos e está muito bem conservada. A zona histórica encontra-se à volta da Praça do Pilar e está rodeada pela Rua do Coso.
Da época romana em que foi fundada, remanescem várias ruínas, como a que rodeia o posto de informação turística, e mais tarde, a cidade foi conquistada pelos Mouros, podendo-se encontrar por essa razão, edifícios que são testemunhas dessa época, como o palácio da Aljafería.
Por 7,20 €, o cartão de Saragoça permite a entrada gratuita em todos os museus (a maioría são baratos, 2 ou 3 euros), 24 horas de transporte ilimitado num autocarro turístico, transporte gratuito em autocarros da cidade, e até uma bebida e uma "tapa" num bar!
Os monumentos a visitar são a porta do Cármen, um exemplo de uma porta romana, a Basílica do Pilar, a Catedral, o Palácio da Aljafería e muito mais!
paulinette
Ver fotos de patojo