Pavilhão Leoni (Praça Padre Manoel Gomes Leal)

1 opinião sobre Pavilhão Leoni (Praça Padre Manoel Gomes Leal)

O antigo paço de Valença

Há mais de dois séculos atrás, a região de Valença foi colonizada e isso se deu quando região de Minas Gerais começou a dar sinais de enfraquecimento. Foi quando em 1800, por iniciativa da Igreja, a região dos bravios índios corados passou a ser ocupada com fins de catequese o que abriu caminho para a exploração local. Para ser mais preciso, em 1803, foi elevada a capela que daria origem a Igreja de Nossa Senhora da Glória, um dos maiores templos da região do Vale do Paraíba, que deu bases para o povoado de Nossa Senhora da Glória de Valença.

Com a riqueza trazida pelo café, a cidade que se desenvolveu ficou conhecida como "Princesinha da Serra", com a contribuição de muitos artistas, arquitetos e engenheiros famosos no período colonial. Portanto, a origem da cidade está no pequeno paço, conhecido como Praça Padre Manoel Gomes Leal, no qual está compreendido o Pavilhão Leoni. Uma das locações mais antigas da cidade, foi também o primeiro auditório da região, onde muitas pessoas se reuniam seja para deliberar ou realizar seus festejos.

Informação Pavilhão Leoni (Praça Padre Manoel Gomes Leal)

Links úteis Pavilhão Leoni (Praça Padre Manoel Gomes Leal)