Você curte Parati?

77 opiniões sobre Paraty

Rita Rocha

Paraty, município do Rio de Janeiro, Brasil, localizado no litoral sul do estado, 258 km do estado.

Paraty é uma cidade histórica e preservada culturalmente, é charmosa e aconchegante, lugar tranquilo com muitas atividades culturais de nível internacional que acontecem por lá. No momento, inclusive, está iniciando de hoje, 23, até 26 de setembro, o Paraty in Foco, uma festa sensacional, fotógrafos do mundo inteiro estão lá.

As construções, casarões com um estilo e história, nos levam no túnel do tempo de como foi parte da história do Brasil, tudo preservadíssimo. O centro histórico de Paraty é todo de pedra pé de moleque, feita pelas crianças escravas da época. Nesse banho de cultura, arte e beleza, respira Paraty. Pousadas incríveis, restaurantes de comidas internacionais e locais de ótima qualidade.

Gabriel Castaldini

Livros, cafés e vielas

Charmosas e estratégicas! Com objetivo de dificultar a fuga dos
saqueadores atraídos pela importância de Paraty como porto
na época colonial, as ruas da cidade foram planejadas para
exercer a função de um enorme labirinto a céu aberto.

Aos amantes dos livros, por favor, visitem Paraty na época da Flip — Feira Literária Internacional de Paraty. É incrível!!! A cidade toda se transforma em um gigantesco livro de fantasia.

Para espantar o calor, recomendo os sovertes de Manjericão e de Capim Limão da sorveteria Manga Rosa. Não há nada igual!!!

Thaynara Araújo

Acampando em Paraty

Paraty é uma cidade encantadora e é considerada Patrimônio Histórico Nacional. Minha viagem teve características mais econômicas e em contato com a natureza, optei por ficar em um camping no centro da cidade (há outros mais afastados, na praia do Jabaquara, por exemplo).

A experiência no camping foi muito boa, lugar tranquilo e agradável, que lembra uma fazenda e abriga em seu terreno o chamado Portal de Paraty. Há muitos eventos que ocorrem na cidade, como a FLIP, Paraty em Foco, Festival da Cachaça, entre outros, basta escolher o mês que mais te agrada.

Fora os eventos há muito o que fazer em Paraty, como os passeios de escuna (os passeios podem ser mais baratos se negociados diretamente no cais), passeios pelas cachoeiras, visita a museus e centros culturais, entre outros, e passear no centro histórico tanto de dia quanto à noite é bastante agradável.

Fabio Augusto Montanari

Vila Lúdica de Paraty

O mais surpreendente em Paraty é a constante sensação de fuga de realidade, como se ao adentrar pelos limites da Vila, ingressamos num ambiente ondo o tempo foi descontinuado e prolongado, e se torna impossível ter pressa. Como num sonho.

Fui para Paraty pela primeira vez em 2012, para visitar a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), e o que seria uma viagem literária se tornou em um marco na história de minha vida.

Nessa Vila Lúdica de Paraty conheci não só o meu lugarzinho preferido no mundo como também minha companheira, e voltamos desde então, todo ano, para verificar

Pedro Serra

Paraty

Paraty é uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil, graças aos anos de esquecimento que amargou após perder para o Rio de Janeiro o posto de porto de saída das pedras e metais preciosos. Mas, além do charme de uma cidade que parece ter parado no tempo, com casas coloniais e calçamento de pedra, há uma infinidade de atividades para todos os tipos de público.
A cidade possui excelentes restaurantes, uma agenda de eventos agitada, onde o maior deles é a Flip, a famosa Feira Literária de Paraty, uma natureza exuberante com passeios em cachoeiras, praias e trilhas, mergulhos sensacionais, artesanato e muito mais.

Edna Cople

Paraty é mágica. Suas ilhas, praias e costeiras são um convite ao sonho....

Paraty é mágica. Suas ilhas, praias e costeiras são um convite ao sonho....
Sua arquitetura abrilhantada pelos enfeites das festas e eventos locais, deixam os olhos de qualquer um extasiados.
É um encantamento .

Inês Correa

Paraty não tem tempo ruim

Paraty consegue agrupar história, cultura, charme, boa gastronomia e muito mais.

Pelas ruas de pedra irregular, circulam, a pé – a entrada de veículos é proibida na maior parte do Centro Histórico -, turistas do mundo inteiro, atraídos pela beleza da arquitetura típica do Brasil Colônia.

As casas históricas foram requalificadas como pousadas, restaurantes, lojas de artesanato e museus, em meio a apresentações de músicos populares e de estátuas vivas.

Evandro Cia Pim

Beleza antiga

Uma das melhores cidades para se visitar e voltar no tempo, fotografar um passado preservado e belo.

Elder Virginio

Uma ótima surpresa

Depois de dias trabalhando como fotógrafo na cidade do Rio de Janeiro, decidi, de última hora, conhecer essa cidade que até então não passava de um sonho.

Mesmo com pouca grana, zarpei para lá e de cara me encantei com a cidade. As pessoas nas ruas, a arquitetura, o clima bucólico, a história presente em cada lugar, as pessoas que conheci e que se tornaram amigos; tudo isso fez com que eu me apaixonasse por Paraty.

E o que, a principio, seriam 3 dias de viagem se transformaram em 8. Deu para sentir como a vida lá segue tranquila e sem pressa, mesmo com todo esse entra e sai de

Andreza Coelho

Simplicidade é tudo

Em Paraty, cidade do Rio de Janeiro que faz divisa com São Paulo, um dos passeios mais tradicionais são os barquinhos, ou escunas, que levam os turistas para conhecer ilhas, praias mais afastadas e paisagens incríveis.

A melhor parte de alugar um barquinho de pescador, muito semelhante ao da foto, é que eles te levam para alguns lugares que as escunas não chegam, por serem maiores e estarem com muita gente. Além de ser mais privativo e fugir da "muvuca" desses barcos maiores.

Você pode observar os peixes, mergulhar, tirar fotos incríveis e, com sorte, ainda alimentar macaquinhos

Denis Sitta

Mar azul

Paraty é um roteiro historico muito rico a cidade do período colonial encanta com a arquitetura e o charme. A região esbanja cultura, gastronomia e musica por todos os lugares. Sem falar nas praias com o mar azul incrível que enche os olhos com suas beleza naturais. Para os fotógrafos de plantão é um lugar imperdível.

Erika Curto

Quando o hoje encontra o passado

Andar pelo centro histórico de Paraty é voltar ao passado. A arquitetura muito bem preservada revela surpresas bastante agradáveis.
É tudo muito belo, parecendo até uma cidade cenográfica.
Juntando ainda com o espetáculo que é a natureza da região, Paraty é com certeza um passeio inesquecível.

Geraldo Costa Fot

Parati, para mim,para você,para todos...

Paraty Rio de Janeiro Brasil é o melhor lugar do mundo, Mar, florestas, cachoeiras, praias, e gente boa, tudo em um lugar só. A história do povo Brasileiro passa por Paraty, mais de 3 Séculos de história...
Conheça Paraty !

Alex Lima

Voltando no tempo

Muito bom estar em lugar que preserva sua historia e sua propria identidade. Paraty tem disso e mais um pouco! Otimo lugar pra curtir desde a manhâ até a noite. Num passeio de escuna voce pode conhecer as praias isoladas mais lindas do país, na minha humilde opinião! Vale muito a pena, e muito barato, o que é um ponto positivo pra viagem!

Simone Carina Ferreira

Primeira viagem à Paraty

Esta vista da Rua Cel. José Luiz mostra bem qual foi, para mim, a experiência de conhecer Paraty. Um cidadezinha litorânea que parece que parou no tempo, no século XVI.

Pequena, aconchegante, linda, um lugar no qual a cultura pulsa 24h por dia. Parece que foi tirada de um daqueles livros clássicos.
Simplesmente amei!

Ver mais 10