1 opinião sobre Palácio Ribamar

Palácio do século XVIII

O Palácio Ribamar está localizado na baixa de Algés, a poucos km de Lisboa. É um edifício muito bonito, de linhas retas, de dois andares, que pela sua instalação numa zona elevada, logo nos chama à atenção. O acesso ao piso superior faz-se por uma escadaria de entrada dupla.
A sua construção remonta ao século XVIII pelo conde do Vimioso – D. Francisco Paula Portugal – e onde veio a ser instalado o Convento de S. José de Ribamar. Teve muitos proprietários, a saber, os condes de Lumiar, os marqueses de Valença, o conde Cabral, o conde da Foz e, atualmente, a Câmara Municipal de Oeiras.
Renovado em 2001 – ainda que tenham sido mantidas as suas caraterísticas do passado – tem, nos dias de hoje, várias valências, nomeadamente: Biblioteca Municipal de Algés, galeria municipal, posto de turismo, e sede do Centro de Dança de Oeiras; mas tempos houve em que foi um casino, residência de férias de Hintze Ribeiro (político português), colégio, sede da Junta Hidráulica Agrícola e por último uma escola preparatória.

Informação Palácio Ribamar