Museu do Seringal Vila Paraíso

2 opiniões sobre Museu do Seringal Vila Paraíso

Seringal Vila Paraíso

Essa bela construção foi, na verdade, criada para servir de cenário para o filme "A Selva", baseado no romance homônimo do escritor português Ferreira de Castro. Foi inspirada pelo verdadeiro seringal Vila Paraíso, que existiu na cidade de Humaitá, no interior do estado do Amazonas.
O museu reproduz o modo de vida dos grandes barões, assim como o dos funcionários que trabalhavam nos seringais. A guia, muito simpática, explica como funcionavam as coisas no período do ciclo da borracha.

Dentro da casa do barão, podemos observar com quanto luxo viviam essas famílias, mesmo no meio da floresta amazônica. Porcelanas, cristais, mobília, prataria, tudo importado da Europa e da Ásia. Até mesmo as roupas eram enviadas em grandes baús para serem lavadas na França. Enquanto isso, os seringueiros viviam na mais absoluta pobreza, com um trabalho extenuante, recolhendo até 200 potes de látex por dia e depois defumando tudo em choupanas, com dívidas intermináveis e expostos aos perigos da selva. Além disso, na propriedade estão reproduzidos o armazém, uma igreja, a moradia e o cemitério dos seringueiros.

Seringal Vila Paraíso

O Museu do Seringal Vila Paraíso, Manaus, conta um pouco da história do nosso país. Nos leva à época do seringais e do trabalho de extração do latex matéria-prima para a fabricação da barrocha.
Uma época de exploração das reservas naturais e plantação se seringueiros, precisamente para cumprir com esta função.
O museu do Serigal Vila Paraíso nos ajuda a entender melhor como funcionava o ciclo da borracha, que por muitos anos foi a principal fonte de renda de muitas família amazonenses.
O lugar além de ser bonito, também seriviu de locação para cenas do filme "A Selva", longa-metragem

Informação Museu do Seringal Vila Paraíso