1 opinião sobre Monte Pascoal

Avistando o Marco Zero do Brasil

Localizado entre Prado e Porto Seguro está talvez uma das atrações turísticas mais antigas do Brasil, o Monte Pascoal. O Monte da Páscoa, como também é chamado, faz parte daquelas elevações enigmáticas que no caso do Brasil carrega toda uma simbologia histórica.

A montanha com pouco mais de quinhentos metros de altitude, foi avistada pela frota de Pedro Alvares Cabral, apontando o primeiro indício de terra na América, local que indiretamente o navegador deveria atingir. Como estava na semana santa, a elevação seria denominada de Monte Pascoal.

Talvez pelo fato de ser historiador, a primeira vez que avistei o monte foi uma sensação indescritível, um misto de realização e tristeza, por encontrar populações em situações de pobreza perto do marco do nosso país. Mas o monte continua imponente, um demarcador da nossa identidade da qual não podemos fugir. O mesmo deu origem a uma unidade de preservação, o Parque Nacional do Monte Pascoal, que oferece passeios didáticos, contemplativos e de vivência na cultura nativa, que até hoje recebe diversas pessoas que visitam a região.

Informação Monte Pascoal