Memorial do Holocausto

49 30 26 39 43 36
49 30 26 39 43 36

133 opiniões sobre Memorial do Holocausto

Devo advertir que, antes de visitar...

Devo advertir que, antes de visitar este museu, porque é um museu ao abrigo do monumento e um museu espantoso, que já sabia de antemão o que ia ver e não tanto o que me iam mostrar. O Monomento ao Holocausto é o monopólio dos extermínios, eu explico. Pensar que o Holocausto (já por si apropriando o nome desta horrível faceta humana) judio foi o maior ou o único Holocausto que aconteceu na história moderna é, na minha maneira de entender história, um erro. Sabia que, longe de pretender denunciar as barbaries que foram levadas a cabo em nome da ideologia ou da economia de guerra, o Monumento ao Holocausto Judeu seria o oposto.

Introspecção no Memorial

Chegar ao Memorial do Holocausto em Berlim conhecendo um pouco sobre o terror sofrido pelos judeus nas mãos da máquina nazista é uma experiência que te deixa contemplativo, indagando uma série de valores e sentimentos que são inerentes aos seres humanos.

O Memorial passa a impressão de desconforto, com estruturas retangulares que embora sejam planas e sigam uma única forma, estão distribuídas de maneira irregular e possuem tamanhos diferentes. Pode-se dizer que é representação gráfica da máquina nazista, algo ordenado e racional (dentro da lógica que seguiam) mas que perdeu totalmente o contato com a sensibilidade humana.

Na arquitectura encontramos vários ...

Na arquitectura encontramos vários espaços diferentes e diferentes dimensoes e muitos jogos de luz.
Nas simbologias Tudo está ligado á morte dos Judeus e á negação do mundo. Tem uma sala labirintica e outra que parece um poço onde nos tentam fazer sentir como os que sofreram na altura. Este ultimo pretende ser uma alegoria á liberdade.
Impressionante, ADOREI!

História e beleza

O Memorial aos Judeus vítimas do Holocausto é impactante. Vários blocos de concreto em diferentes tamanhos formam um labirinto, numa sensação de sufoco.

Lugar de respeito e introspecção que, infelizmente

É bastante desrespeitado pelos turistas que sobem nos blocos para tirar selfies. À céu aberto e não cobra entrada, fica perto do portão de Brandemburgo. O museu no subsolo é interessante para quem gosta de histórias e fotos, pois não tem objetos e relíquias. Os textos são em alemão e inglês, mas pode-se alugar os fones com guia em áudio com outras línguas.

Em memória à história sofrida do povo judeu.

Memorial em memória aos judeus mortos durante regime nazista!

Refletindo

Foi incrível a experiência de estar em pleno centro de Berlin e conseguir encontrar o silêncio e refletir sobre as pessoas que sofreram com o holocausto.

Carregado de história

Arrepiante. Mexe muito com as emoções. Carregado de história