Você curte Mayapán ruins?

Mayapán ruins

2 opiniões sobre Mayapán ruins

Ver fotos de Héctor www.mibauldeblogs.com

Mayapán ruins

Retornando da rota Puuc a Mérida, você pode ir a Mayapan, que está a 43 km ao sul da capital.

Mayapan foi fundada em 1007 e ganhou a liderança do Yucatan, sob a dinastia Cocom. Esse predomínio de Chichen Itza e Uxmal durou quase 2 séculos e meio, até que o governante de Uxmal, O Sr. Ah Xupan Xiu liderou uma rebelião das cidades do estado oprimidas e derrubou os Cocom. A cidade de Mayapan era muito grande. Arqueólogos dos anos 50 registraram mais de 3.000 edifícios e 20 cenotes e restos de muralhas. O presente é sombrio. Todos os edifícios estão consumidos pela selva, mas um exército de trabalhadores são responsáveis por reconstruir as ruínas. Quando Marta e eu chegamos, estava na hora do almoço. Caminhamos ao redor e vimos o quanto resta ser feito. Apenas um par de pirâmides estão pela metade e eu diria que mais do que reconstruídas, foram construídas, pois não se assemelha a nada que está ao redor. Estivemos ao lado de alguns trabalhadores e almoçamos. Comentamos que este complexo sería uma atração turística, no futuro, pelo número de pessoas que trabalhavam e a vastidão da área que cobria, embora, no momento, éramos os únicos viajantes, Marta e eu. Terminamos o pão com chouriço e uns tragos de água para combater o calor, demos a última volta vendo pedaços e mais pedaços de pedra, remoção de detritos e limpeza da vegetação. Pensando que eu estive em 96, e agora pode ser que a zona esteja muito restaurada. A foto em que está o carro com uma pirâmide é em meio de uma estrada a Mayapan, não está dentro do complexo.
Héctor www.mibauldeblogs.com
Ver fotos de Rebeca Cabrera Meneses