Aqueduto dos Pegões

4 opiniões sobre Aqueduto dos Pegões

Aqueduto de Pegões Tomar

Apenas um Aqueduto, mas bonito que só ele.

Um monumento com cerca de 6km de extensão, deve o seu nome por estar no Vale da Ribeira de Pegões, foi construído com o objectivo de abastecer de água o convento de Tomar.
É pouco conhecido, nem sequer é referido pela maioria dos guias turísticos. Mas os locais conhecem-no, gostam dele e mostram-o sempre que podem, quem me mostrou foi uma colega minha que vive em Tomar. Eu não moro lá, mas já fiz questão de o mostrar, e aqui também o dou a conhecer. Não estamos à espera de encontrar um monumento assim daquela dimensão ali, chegamos, admiramos

Los Pegões Aqueduct

Obras que permanecem no tempo

O aqueduto dos Pegões coletava a água de 4 mananciais e abastecia de água o Convento de Cristo. É uma obra de engenharia monumental que em 1593 Felipe I mandou construir depois de sua proclamação como rei diante das Cortes de Tomar, em 1581.
Mede 6 Km e tem 180 arcos. A construção durou 20 anos, entre 1593 e 1614. Pelo que eu entendi, pode-se recorrer o aqueduto a pé pela parte superior, e dessa forma se contempla o campo através do qual ela flui. Junto ao Convento de Cristo (Tomar-Portugal), podemos ver uma pequena parte do aqueduto, que, embora não se

Muito bem preservado

Perto de Tomar, o aqueduto foi construído para abastecer o Convento de Cristo. Com 58 arcos de volta inteira, na sua parte mais elevada, sobre 16 arcos ogivais apoiados em pilares. A sua altura máxima é de 30 metros.

Informação Aqueduto dos Pegões