Igreja Nossa Senhora das Dores

3 opiniões sobre Igreja Nossa Senhora das Dores

A mais antiga de Porto Alegre

A Igreja Nossa Senhora das Dores é a mais antiga igreja de Porto Alegre, e a única da cidade que foi declarada patrimônio histórico e artístico nacional. A sua construção teve início em 1807 e só foi finalizada quase cem anos mais tarde, em 1904. Essa demora foi para muitos explicada por uma lenda: um escravo que participava das obras teria sido injustamente acusado de roubo e condenado à morte, e momentos antes da pena ser cumprida, ele rogou a praga de que seu senhor nunca veria a igreja pronta.
O projeto inicial da igreja era de um prédio em estilo barroco colonial, mas com o tempo ele foi mudando e ela foi concluída em estilo eclético. Sua fachada branca com as duas torres é iluminada à noite, e pode ser vista inclusive do outro lado do Guaíba e ao se sobrevoar a cidade. O interior é notadamente antigo, e tem imagens trazidas da Europa. A escadaria monumental é famosa e compõe o visual que já é um ícone da cidade.

Via Sacra.

Segundo os historiadores, essa Igreja foi construída pelos escravos. É um lugar muito bonito de ser visitado.

Informação Igreja Nossa Senhora das Dores