14 opiniões sobre Higuey Basilica

A imagem mais venerada do caribe...

A imagem mais venerada do caribe dominicano!

Na verdade, não imaginava que na República Dominicana eram tão crentes, nem que veneravam com tanto fervor uma imagem como é a da Virgem de Altagracia, e onde melhor pude comprová-lo foi precisamente na Basílica que acolhe a imagem da Santa, sendo esse templo o mais importante de toda a República Dominicana.

A Basílica de Nossa Senhora de Altagracia está localizada no centro da cidade de Salvaleón de Higüey, com uma cruz latina.

O que mais chamou minha atenção foi a porta de acesso ao templo, a qual, segundo o que contou nosso amigo dominicano, estava feita em bronze banhada em ouro 24 quilates. No alto dessa construção descomunal, havia o campanário composto por 45 sinos de bronze, como a porta.

Basílica de Higüey

Basílica de Higuey é um dos monumentos mais respeitados da República Dominicana. Encontra-se na rua principal da cidade de Salva Leon de Higüey. A basílica atual foi inaugurada pelo Dr. Joaquin Balaguer (1974-1978) e, desde então, é considerada o monumento religioso mais importante na República Dominicana, antes mesmo de igrejas tão importantes como a das Mercedes. É um dos monumentos dominicanos mais visitados por turistas estrangeiros e dominicanos. É o centro religioso de atenção em toda a América Latina e onde fica o altar da santa padroeira da República Dominicana, a Virgem de Altagracia. A imagem da Nossa Senhora de Altagracia tem 33 cm de largura por 45 de altura e, na opinião dos especialistas é uma das primeiras obras pintadas da escola espanhola do final do século XV ou início do XVI.

Basílica de Nossa Senhora de Alta Graça

A Basílica de Nossa Senhora de Alta Graça, padroeira do povo dominicano, foi construída no centro da cidade, e os arquitetos que a realizaram eram franceses A. Dunover de Segonazc e Pierre Dupré, para substituir o antigo santuário de 1572 e foi concluída em 1971. Alí pudemos ver uma bela imagem da Virgem com o Menino, cuja pintura é da escola espanhola e dataria dos séculos XVI e início do XVII. O quadro que contém a imagem é uma verdadeira obra de arte em ouro e pedras preciosas do século XVIII, em uma mesa perto do altar tinha muitas velas acessas pelas graças recebidas ou pelos novos pedidos feitos.

Informação Higuey Basilica