Você curte Monte Everest?

Monte Everest

3 opiniões sobre Monte Everest

Ver fotos de Iñaki Irurre Ortega

O telhado da terra

Não há palavras para descrever o Everest posando para mim. Há 95% de chances de que é coberto por um manto de nuvens caracterstico. A fotografia é tirada a 5200 m. no acampamento base de montaeras expedições que desejam chegar ao cume desta toupeira no lado norte.

El techo de la tierra

No hay palabras para describir el Everest posando para mi. Existen un 95% de posibilidades de que esté cubierto por su manto de nubes característico. La foto está tomada a 5200 m. en el campamento base de las expediciones montañeras que desean alcanzar la cumbre de esta mole por su cara norte.
Iñaki Irurre Ortega
Ver fotos de Dolors Bas Vall

É um daqueles que têm olhado cenas mais impressionantes meus olhos

Monte Everest tem duas faces muito diferentes, dependendo se você estiver na China ou Nepal. Esta é a face chinês.

Es uno de los escenarios mas impresionantes que han contemplado mis ojos

El Monte Everest tiene dos caras muy distintas dependiendo de si estas en China o en Nepal. Esta es la cara China.
Dolors Bas Vall
Ver fotos de Alfonso Navarro Táppero

Em 8850 metros de altura: o qomolangma

Estou convencido de que o Himalaia e o topo da Qomolangma (Everest) é dos mais belos locais do nosso planeta. São lugares que atraem a atenção não só de alpinistas e aventureiros, mas também das pessoas "normais". Esta região inóspita do mundo exerce sobre o imaginário de nós homens uma espécie de atração magnética e por cada ano dezenas de pessoas chegando mesmo até aqui para experimentar a emoção de subir ao topo. Qual a razão? Porque assim que nós sentimos que o nome dos Himalaias todo o cabelo fica no final? As razões podem ser muitas e variadas: religioso, estético (que são atraídos pelo branco brilhante que cria um belo contraste com o azul do céu), mas há também um sentimento de desafio. Eu não sei exatamente o que o principal motivo que me levou a vir aqui, mas o que é certo que eu também sucumbiram à tentação. De avião a sobrevoar a cordilheira dos Himalaias foi uma experiência inesquecível. Quero deixar algumas fotos para que você também viver este (Peço desculpas se a qualidade das fotos não é grande). Eu gostaria de deixá-lo com as palavras de Zhandui, um especialista em religião que trabalha na Tibetology Research Center em Pequim (informação encontrada em' http://www.lanacion.com'), refletindo - na minha opinião - a relação entre os tibetanos e a natureza que eles ele rodeia "Qomolangma como uma divindade que traz boa sorte e prosperidade a todo o território. a parte da montanha da nossa cultura, as histórias que a preocupação é transmitida de geração em geração." Eu quase esqueceu-se de dizer-lhe uma curiosidade ... Você sabe por que nós chamamos na EVEREST Oeste desta montanha? Porque nós, ocidentais, nós sempre acreditamos superiores e desprezam culturas orientais, modificamos o nome original. O britânico quis chamá-lo de modo a honrar a memória de Sir George Everest (1790-1866), um engenheiro militar e geógrafo Inglês e expedição geográfica guid para a Índia e um ser mapas detalhados do subcontinente asiático. "Desde a idade do colonialismo diminuiu agora que, mesmo no Ocidente esta montanha é chamado pelo seu verdadeiro nome, Qomolangma", disse Gelek, um professor universitário tibetano.

A 8850 metri di altezza: il qomolangma

Sono convinto che l'Himalaya e la parte superiore del Qomolangma (Everest) siano i punti più belli del nostro pianeta. Sono dei luoghi che attirano l'attenzione non solo degli scalatori e degli avventurieri, ma anche della gente "normale".
Questa regione inospitale del mondo esercita sull'immaginario di noi uomini una specie di attrazione magnetica ed è per questo che ogni anno decine di persone si spingono fin quaggiù per provare l'ebbrezza di salire fino in cima.
Qual è la ragione? Perché non appena sentiamo nominare l'Himalaya ci si rizzano tutti i peli?
Le ragioni possono essere molte e di varia natura: religiosa, estetica (siamo attratti dal bianco brillante che crea uno splendido contrasto con l'azzurro del cielo), ma esiste anche un certo senso di sfida.
Non so precisamente quale sia la ragione principale che mi ha spinto a venire fin qui, ma quel che è certo è che anche io ho ceduto alla tentazione.
Sorvolare in aereo la cordigliera dell'Himalaya è stata un'esperienza indimenticabile. Vi voglio lasciare qualche foto in modo che possiate anche voi vivere quest'esperienza (mi scuso se la qualità delle foto non è eccezionale).
Vi vorrei lasciare con delle parole di Zhandui, un esperto di religione che lavora nel Centro di Ricerca in Tibetologia di Pechino (informazioni trovate su' http://www.lanacion.com') che riflettono - a mio parere - il rapporto tra i tibetani e la natura che li circonda:
"Qomolangma è come una divinità che porta fortuna e prosperità all'intero territorio. La montagna è parte della nostra cultura, le storie che la riguardano si tramandano di generazione in generazione".
Quasi dimenticavo di raccontarvi una curiosità...
Sapete perché in Occidente chiamiamo EVEREST questa montagna?
Perché noi Occidentali, che ci crediamo sempre superiori e disprezziamo le culture orientali, abbiamo modificato il nome originale. Gli inglesi vollero chiamarlo così per onorare la memoria di Sir George Everest (1790-1866), un ingegnere militare e geografo inglese che guidò la spedizione geografica in India e che realizzò mappe dettagliate del subcontinente asiatico.
"Visto che l'epoca del colonialismo è ormai tramontata, è ora che anche in Occidente questa montagna venga chiamata con il suo vero nome, Qomolangma" ha detto Gelek, un professore universitario tibetano.
Alfonso Navarro Táppero

Informação Monte Everest