Você curte Catedral da Almudena?

Catedral da Almudena

102 opiniões sobre Catedral da Almudena

O complemento perfeito

Sou madrilenho e há anos passo pela parte da Catedral de Almudena que é virada para a Cuesta de la Vega. Sempre pensei o mesmo: "puffff, é muito sem graça, nem vale à pena visitá-la".

Tudo mudou na semana passada. Devido às procissões da JMJ durante a madrugada, descobri um lado dessa catedral que eu não conhecia. É exatamente a parte que fica no mesmo lado do Palácio Real (falando nele, para mim é o mais bonito de Europa).

Uns dias depois decidi visitar a catedral com mais atenção, e como digo no título dessa experiência, ela ganha muitos pontos à noite. A vista é linda, e no mês de agosto, com poucos turistas, você pode transformar essa explanada no pátio da sua casa.

Em minha opinião, a criticada Catedral de Santa María la Real de la Almudena é o complemento perfeito do Palácio de Oriente, que se encontra em frente à ela. O desenho final incluía uma galeria de arcada em cada lado que a unia com as dependências laterais do pátio do palácio, criando dessa maneira uma vista de um majestoso “palácio catredalício”, mas isso não chegou a ser feito, e os edifícios são separados.

O verdadeiro segredo da catedral está na sua cripta, conjunto magnífico dos "neo" típicos do século XIX com diversas capelas, cada uma mais decorada com vidraças, mosaicos, retábulos e grades dignas de serem incluídas obrigatoriamente em qualquer visita turística. Podemos destacar a capela dos Marqueses de Urquijo ou a imagem medieval da Virgen de la flor de lis, apesar de sugerir que vocês visitem e escolham as suas.

A entrada está no começo na Calle Mayor. Não é permitido visitar durante a missa e recomendo ir pela tarde, quando a luz entra pelas vidraças e o jogo de cores é impressionante. Uma história: a impulsora da Catedral foi María de las Mercedes, mas ao morrer tão cedo, foi o seu marido quem continuou o projeto e apesar de não ter sido mãe de nenhum rei, foi enterrada no Panteón do Monastério del Escorial como exceção especial pelo carinho da cidade.

Ao finalizar a catedral, foi trasladada ao altar que se encontra na lateral do altar maior. Como bom madrilenho, defendo a última catedral construída no meu país.
Breogan
Ver fotos de meninha

A catedral de madri

Apesar de parecer mentira, Madri não teve uma catedral oficialmente até que a Catedral de La Almudena fosse consagrada pelo Papa Juan Pablo em 1993.

Na época de Felipe II, já pensavam em construir uma catedral para a vila e para corte, mas o monarca estava mais interessado em concluir as obras do monastério de El Escorial, e por isso não começou o novo projeto. Juntamente com isso, as lutas pelo poder na arquidiocese de Toledo foram crescendo, já que não queriam que Madri tivesse uma arquidiocese própria.

Atrasaram a construção até a época de Felipe IV, que juntamente com a sua esposa, a rainha Isabel de Borbón, deu um novo impulso ao projeto antigo, doando um terreno para a obra. Mas surgiram novos problemas e outra vez, não deu em nada.

Devido ao falecimento da rainha Maria de las Mercedes, que não podia ser enterrada no El Escorial porque não teve nenhum filho e consequentemente não era a mãe do rei, pensaram outra vez em construir uma catedral para a capital.

Finalmente, em 1880 a construção da catedral foi iniciada, em frente ao palácio. Rapidamente perceberam que o magnífico projeto, de uma igreja com estilo neogótico sobre uma cripta românica não poderia continuar. Por isso, os anos foram passando, e entre remodelações e reformas, as obras da catedral nunca foram concluídas.
meninha
Ver fotos de Gonzalo Moreno

Melhor pela noite

Gonzalo Moreno
Ver fotos de Natalia Perazzo

A catedral da almudena é símbolo de m...

A catedral da Almudena é símbolo de Madri. Está em frente ao Palácio Real. Então não tem como passar desapercebida.
Natalia Perazzo
Ver fotos de Camila Pierin

Muito linda!

Eu nunca tinha entrado na Catedral da Almudena e é realmente muito bonita!

A entrada é 1€, mas é opcional. Esse 1€ é uma doação espontânea à igreja, não é obrigatória.

Mesmo quem não é católico (como eu), vale a pena visitar pela beleza.
Camila Pierin
Ver fotos de logos