Você curte Mesquita de Bibi Khanym?

Mesquita de Bibi Khanym

7 opiniões sobre Mesquita de Bibi Khanym

Ver fotos de Olga

Bibi khanum mosque

A única mesquita que eu vi em Samarcanda

A Mesquita Bibi Khanum ou Bibi-Khanym Mosque é a única mesquita que eu vi na cidade de Samarcanda e está considerada a maior do século XIV. Esta mesquita está localizada próximo ao Mercado Central Siab, o bazar mais importante que existe ao lado da Necrópole de Samarcanda.
Esta mesquita foi construída por ordem da esposa de Tamerlane, Bibi Khanum (daí o nome), enquanto ele estava lutando fora da cidade, em apenas 5 anos 1399-1404 e pessoalmente eu adorei a história ou lenda que me contaram sobre esta mesquita, uma vez que acredita-se que o arquiteto se apaixonou pela esposa de Tamerlane e se recusou a terminar a obra até que ela não lhe desse um beijo. Esse beijo deixou uma marca nela, e quando Tamerlane procurou o arquiteto, ele já tinha morrido, apesar de que não existe nenhuma fonte que confirme, eu achei muito curioso.
Apesar de não ser a última curiosidade, tem uma mesa de pedra no centro da mesquita que dizem que se um casal passa por debaixo dela, a mulher fica grávida rápido, e supostamente o nosso guia disse que era verdade que alguns turistas fizeram isso e conseguiram que ela ficasse grávida, ninguém no nosso grupo quis experimentar se era verdade.
A verdade é que mesquita impressiona com a sua porta de 35 metros de altura, para mim um dos monumentos mais impressionantes de Samarcanda. A pena, que se destruiu grande parte no terremoto de 1897 e agora está sendo restaurada pelo governo.
Eu acho que é uma das visitas que não deve faltar em qualquer passeio pelos monumentos mais importantes de Samarcanda.
Olga
Ver fotos de marcella malabocchia
marcella malabocchia
Ver fotos de sonia requejo salces
sonia requejo salces
Ver fotos de GERARD DECQ