3 opiniões sobre Rio Mondego

Águas cristalinas

O rio Mondego nasce na Serra da Estrela, há 1525 m de altitude, e desagua no oceano Altântico em Figueira da Foz. É o maior rio inteiramente Português, e conhecido principalmente por passar pela cidade de Coimbra e fazer parte do bonito cenário daquela cidade.
Antes de chegar ao centro de Coimbra, o Mondego é muito cristalino - inclusive o seu nome vem da palavra latina "munda", que significa claridade e pureza, e era como os romanos o chamavam. Nos kilômetros anteriores ao centro é que os moradores da cidade, e também turistas, podem aproveitar o agradável ambiente e as águas frescas e transparentes do rio. Há praias nas duas margens, inclusive com infra-estrutura como ponte, churrasqueiras, mesas e bar. A profundidade é maior no centro do leito, mas nas bordas é possível sentar-se tranquilamente e relaxar. O sedimento é de pedras, então muitos banhistas usam sandálias mesmo na água. Nos dias tão quentes do verão conimbricense a temperatura é um pouco mais amena no vale onde as praias fluviais se encontram.

Muito bom para uma descida de rio.

Informação Rio Mondego