Você curte Mercado?

Mercado

4 opiniões sobre Mercado

Ver fotos de Alicia Ortego

O lugar mais lotado de addis abeba

Todo mundo vai dizer para não ir à zona do Merkato, em Addis Abeba, e, se você for, vá sem câmera, documentos ou objetos de valor... por outro lado, você provavelmente já leu ou ouviu dizer que este é o maior mercado ao ar livre de África.

Sobre o primeiro, basta dizer que você realmente deve deixar todos os objetos de valor seguros, exceto algum dinheiro e câmera em torno do seu pescoço... e no pouco tempo passei ali, dois policiais (os militares não distingo bem) se aproximaram, como uma espécie de "escolta". Não o visitamos inteiro, estivemos somente em uma nave grande, com barracas de artesanato lotadas de todo o país e barracas de roupas e equipamentos para a população local... e pouco mais... Nada nos aconteceu. Se, de fato, havia perigo, nunca saberemos (geralmente as ameaças são mais dramáticas do que a realidade, mas nunca se sabe a menos que você vá e veja por si mesmo).

O que eu posso garantir é que já não é o maior mercado ao ar livre da África. Não... tornou-se uma grande extensão de ruas, onde circulam os moradores, com prédios de muito mau aspecto, ou choças, que se tornaram lojas.
Sim, conservam uma organização por especialidade, e assim, conforme o que você quiser comprar, deverá ir a uma área específica.

Com a chuva de monção e o frio (Addis está a uma altura considerável, nem em agosto faz calor, com exceção de momentos em que o sol brilha, que não são muitos), a verdade é que não é muito convidativo para andar. Mas não acho que você deva deixar de ir, provavelmente com um pouco de discrição e algum tempo seja um lugar mais interessante.
Alicia Ortego
Ver fotos de Alfonso Navarro Táppero

Se há um emblemático em addis, este é...

Se há um emblemático em Addis, este é sem dúvida o "Merkato", o distrito comercial da capital da Etiópia, que também detém a honra de ser o maior mercado ao ar livre na África. Passeando pelas ruas estreitas e observar a atividade de ambos os compradores e vendedores é uma experiência única, onde regatear - "masharrasha" em amárico - torna-se arte e entretenimento. De animais vivos para peças de ônibus de café e rapé no atacado para os óleos, gins e outros granéis líquidos de aromas de especiarias aromáticas e sabores intensos para cubos, máquinas de café e outros aparelhos, roupas, sapatos, eletrodomésticos, tudo tem um lugar neste grande circo, tudo que você pode imaginar e tudo que você quer comprar o que você pode encontrar definitivamente no "Merkato". Atividade diária no Merkato é frenética, na verdade, não fechar qualquer dia, embora, sem dúvida, o verdadeiro sábado é quando esta panela de pressão atinge seu ponto de ebulição. O vai e vem de comerciantes com todo o tipo de agitação constante e é para uma de contemplar o chavalería despreocupado vagando os vendedores se esforçam para tentar atrair clientes, a passagem fugaz de rebanhos de cabras improvisados as cordas de jumentos ou burros carregados com várias fileiras de fardos, carregando em suas cabeças equilíbrio jovem preciso e precioso de bens cuja altura me causou vertigens e fadiga, e como pano de fundo e arranjo inteiro bate-papo consumo, constante (folha estimulante mastigado todo o país), sem a qual certamente não poderia compreender este frenesi. Aventurando-se através das mensagens Merkato e dedicar algumas horas para "negociação" nos permitirá conhecer a cultura um pouco mais e modo de vida do povo etíope e, claro, para reunir, alguns preços ridículos para um monte de especiarias que dificilmente vai encontrado em herbalists ocidentais.

Si existe un espacio emblemático en Addis, este es sin duda el “Merkato”, el barrio comercial de la capital etíope que ostenta además el honor de ser el mercado al aire libre más grande de toda África.
Deambular por sus callejuelas y observar la actividad tanto de los compradores como de los vendedores supone una experiencia única en la que el regateo - “masharrasha” en amhárico – se convierte en arte y espectáculo.
Desde animales vivos a piezas de autobuses, desde café y tabaco al por mayor hasta aceites, ginebras y otros líquidos a granel, desde especias de aromáticos olores y sabores intensos hasta cubos, cafeteras y otros enseres; ropa, zapatos, electrodomésticos, todo tiene cabida en este gran circo, todo lo que imagines y todo lo que quieras comprar lo podrás encontrar sin duda en el “Merkato”.
La actividad diaria en el Merkato es frenética, de hecho no cierra ningún día, aunque sin duda, el Sábado es cuando esta auténtica olla a presión alcanza su punto de ebullición.
El ir y venir de comerciantes con género de todo tipo es constante y en el ajetreo se para uno a contemplar el deambular despreocupado de la chavalería, el bregar de los vendedores para intentar atraer a la clientela, el paso fugaz de los improvisados rebaños de cabras, las reatas de burros o asnos cargados con varias filas de fardos, jóvenes llevando sobre sus cabezas en preciso y precioso equilibrio mercancías cuya altura me causaba vértigo y fatiga, y como transfondo e todo este entramado, el consumo constante de chat (hoja estimulante que se masca a lo largo de todo el país) sin el cual seguramente no se podría entender este frenesí.
Aventurarse por los puestos del Merkato y dedicar unas pocas horas al “regateo” nos permitirá conocer un poquito más la cultura y forma de ser del pueblo etíope y por supuesto hacer acopio, a unos precios irrisorios de una buena cantidad de especias que difícilmente vais a encontrar en las herboristerías occidentales.
Alfonso Navarro Táppero
Ver fotos de archy

O maior mercado na áfrica

É o mercado mais espetacular ao ar livre, ea maior de todas as centenas Africa.Hay de ruas com milhares de barracas que vendem de tudo. Também é o lugar mais perigoso em Adis Abeba, nós fomos e não nos decepcionou, embora eu teria gostado de andar por essas ruas cheias, lojas e assim por diante, mas teve que ser realista e não para fora do carro . A verdade que as pessoas olhavam para nós de uma forma estranha, mas não poderia dizer se é ou bien.Este mal foi o fim da nossa viagem para a Etiópia, um país que nunca eu nunca vou esquecer, eu recomendo que se você quer viver uma experiência única.

El mayor mercado de africa

Es el mas espectacular mercado al aire libre, y el mas grande de toda Africa.Hay cientos de calles con miles de puestos en los que se vende de todo.
También es el lugar mas peligroso de Addis Abeba,nosotros lo recorrimos en coche y no nos dejaron bajar,aunque a mi me hubiera encantado poder pasear por esas calles llenas de gente,tiendas y demás, pero había que ser realista y no salimos del coche.
La verdad que la gente nos miraba de una forma extraña,aunque no sabría decir si mal o bien.Este fue el final de nuestro viaje por Etiopía, país que nunca jamas podre olvidar,yo lo recomiendo si queréis vivir una experiencia única e irrepetible.
archy
Ver fotos de Álvaro Rumayor