Você curte Mercado?

Mercado

4 opiniões sobre Mercado

Ver fotos de Alicia Ortego

O lugar mais lotado de addis abeba

Todo mundo vai dizer para não ir à zona do Merkato, em Addis Abeba, e, se você for, vá sem câmera, documentos ou objetos de valor... por outro lado, você provavelmente já leu ou ouviu dizer que este é o maior mercado ao ar livre de África.

Sobre o primeiro, basta dizer que você realmente deve deixar todos os objetos de valor seguros, exceto algum dinheiro e câmera em torno do seu pescoço... e no pouco tempo passei ali, dois policiais (os militares não distingo bem) se aproximaram, como uma espécie de "escolta". Não o visitamos inteiro, estivemos somente em uma nave grande, com barracas de artesanato lotadas de todo o país e barracas de roupas e equipamentos para a população local... e pouco mais... Nada nos aconteceu. Se, de fato, havia perigo, nunca saberemos (geralmente as ameaças são mais dramáticas do que a realidade, mas nunca se sabe a menos que você vá e veja por si mesmo).

O que eu posso garantir é que já não é o maior mercado ao ar livre da África. Não... tornou-se uma grande extensão de ruas, onde circulam os moradores, com prédios de muito mau aspecto, ou choças, que se tornaram lojas.
Sim, conservam uma organização por especialidade, e assim, conforme o que você quiser comprar, deverá ir a uma área específica.

Com a chuva de monção e o frio (Addis está a uma altura considerável, nem em agosto faz calor, com exceção de momentos em que o sol brilha, que não são muitos), a verdade é que não é muito convidativo para andar. Mas não acho que você deva deixar de ir, provavelmente com um pouco de discrição e algum tempo seja um lugar mais interessante.
Alicia Ortego
Ver fotos de Alfonso Navarro Táppero